TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um exemplo de um Guia de Gerenciamento de Resíduos (CTR) adotado pelo Departamento de Limpeza da Cidade (Limpurb) de São Paulo

Artigo: Um exemplo de um Guia de Gerenciamento de Resíduos (CTR) adotado pelo Departamento de Limpeza da Cidade (Limpurb) de São Paulo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Artigo  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

1. Contextualização:

Atualmente na sua principal obra, o cliente exige que todos os resíduos sejam descartados conforme o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

“O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, tem como benefícios: Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental e redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.”

O transporte dos resíduos deve obedecer às regras estabelecidas pelo órgão municipal responsável por meio ambiente e/ou limpeza pública, inclusive no que diz respeito à sua adequada documentação. Os transportadores também devem ser cadastrados nesses órgãos municipais. Abaixo, um exemplo de guia de Controle de Transporte de Resíduos (CTR) adotada pelo Departamento de Limpeza Urbana (Limpurb) da Prefeitura de São Paulo.

Este documento é emitido em quatro vias:

1ª via - LIMPURB

2ª via - GERADOR

3ª via - UNIDADE DE DESTINAÇÃO

4ª via - FIXA/TRANSPORTADOR

Estes resíduos sólidos quando depositados em lugares inadequados e de forma irregular, contaminam o meio ambiente, tendo em vista que o gesso é um material extremamente tóxico que libera íons Ca²+ e SO4²-, que alteram a alcalinidade do solo e contaminam lençóis freáticos. Outro agravante do problema é que o gesso em presença de umidade permite a proliferação de fungos que podem provocar a liberação de gás sulfídrico H2S, gás que por suas vez é tóxico, pode envenenar diferentes sistemas no corpo, embora o sistema nervoso seja principalmente afetado.

Desde o final da década de 1990, vêm sendo pesquisados métodos de reciclagem do gesso e já se avançou de forma significativa em pelo menos três frentes de reaproveitamento desse material:

Após sua separação de outros resíduos da construção, os resíduos do gesso readquirem as características químicas da gipsita, minério do qual se extrai o gesso. Desse modo, o material limpo pode ser utilizado novamente na cadeia produtiva.

• indústria cimenteira, para a qual o gesso é um ingrediente útil e necessário, que atua como retardante de pega do cimento.

• setor agrícola, no qual o gesso é utilizado como corretivo da acidez do solo e na melhoria das características deste.

• indústria de transformação do gesso, que pode reincorporar seus resíduos, em certa proporção, em seus processos de produção (opção muito pouco utilizada, na prática).

Essas três frentes de reaproveitamento já foram largamente testadas, sendo não só tecnicamente possíveis como economicamente viáveis. Portanto, representam importantes contribuições à sustentabilidade da construção civil brasileira.

Outro produto utilizado em obra, porém em menores quantidades são os reforços de madeira (conforme foto ao lado). As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com