TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e gerenciamento de pessoal para o departamento de pessoal

Projeto de pesquisa: Planejamento e gerenciamento de pessoal para o departamento de pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.732 Palavras (19 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 19

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Disciplina: Técnicas de Administração de

Pessoal

Planejamento e Gerenciamento de Gestão de Pessoas para o Departamento Pessoal

Guilherme Lício RA: 7377580675

Marcilene Gomes RA: 7926691059

Suzana Alves RA: 7928691600

Tatiana Lobo RA:7988735414

Anápolis, 22 de Abril de 2014

Atividade Prática Supervisionada de Técnicas de ADM de Pessoal

Tutor presencial: Betânia Pereira

SUMÁRIO

- Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------------3

- Documentação exigida para contratação de empregados -------------------------------------6

- Contrato de trabalho-----------------------------------------------------------------------------------9

- Tabela de vencimentos e descontos----------------------------------------------------------------19

- Tabelas atualizadas ----------------------------------------------------------------------------------20

- Jornada de trabalho----------------------------------------------------------------------------------22

- Plano de trabalho do departamento de pessoal-------------------------------------------------23

- Apresentação de Cálculo----------------------------------------------------------------------------24

- Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------------29

- Referencias bibliográfica ---------------------------------------------------------------------------30

Introdução

O Departamento de Pessoal é uma das áreas que mais cresce no Brasil, antigamente o DP era um setor que existia apenas em grandes companhias, porém hoje, tanto a de médio e pequeno porte aderiu-se a esse departamento, causando um crescimento significativo, fazendo com que muitos olhassem diferente para essa área.

O Departamento Pessoal tem a função de acompanhar o colaborador desde a sua entrada na empresa, até sua saída., com o objetivo de manter a funcionalidade da empresa sem erros evitando com isso também processos futuros contra o empregador, e principalmente evitar colaboradores descontentes ele é um departamento especifico para tratar das questões praticas relacionada aos colaboradores. Um dos setores que possuem um papel muito importante, pois é ele quem cuida dos colaboradores além de ter a responsabilidade de trazer a eles satisfação e prazer de fazer parte de uma organização.

Muitas empresas e colaboradores não dão a importância devida para esse setor, a ponto de contratar até pessoas que não estão preparadas para desempenhar tal função, esse descaso pode trazer varias irregularidades futuras para a empresa e colaboradores.

FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO PESSOAL.

O Departamento de Pessoal fica Dentro do setor de Rh da empresa que é parte integrante da estrutura organizacional com exceção de empresas de porte muito pequeno, nesses casos, quase sempre a rotina do setor de administração de pessoal é executada pelo escritório de contabilidade contratado pela firma.

O setor de administração de pessoal é importantíssimo para o bom funcionamento dos negócios ele é responsável pela execução algumas funções básicas para o andamento das atividades da empresa, como admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento, e outras como pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo. Além do cumprimento das normas de higiene e segurança do trabalho, atendimento da fiscalização trabalhista e da justiça do trabalho.

A função do Departamento De Pessoal é administrar as relações entre empregador e colaborador, tendo como objetivo dar a este oportunidade de crescimento dentro da empresa, participando da sua vida social, emocional e profissional fazendo com que o colaborador se sinta valorizado, proporcionando a ele um ambiente saudável com qualidade de vida, pois o gestor que não valoriza o seu colaborador e que não tem em mente que o maior bem de sua empresa é ele, não entenderá a verdadeira função de possuir um departamento específico para exercer esta função.

O DP como é conhecido é subdividido em basicamente 3 setores cada um com suas atribuições, são eles: admissão, controle/manutenção e demissão.

• O setor de admissão cuida de todo processo de avaliação de necessidade da abertura de vagas no mercado de trabalho, desenvolvimento e focado no perfil do trabalhador procurado pela empresa , formas de divulgação da vaga, recepção, avaliação e seleção de candidatos, através do recrutamento e seleção de pessoal para vaga existente, ao cargo e ás funções de acordo com as necessidades da empresa, ele também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa. E todos os critérios administrativos e jurídicos, ou seja, todo o processo burocrático de admissão, desde o recolhimento dos documentos do novo colaborador, até o registro em carteira e transmissão das informações do mesmo para os órgãos competentes.

• O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, controle da jornada de trabalho, salários e ben rotinas trabalhistas.

Essas atividades estão intrinsecamente ligadas á administração de financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas.

• Por último e não menos importante, o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho do funcionário, tendo inicio a partir do desligamento do empregado e termina quando efetiva a quitação do contrato de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com