TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um ginásio moderno

Artigo: Um ginásio moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Artigo  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1: GINÁSTICA GERAL

PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DO LAZER

A ginástica contemporânea foi construída a partir de determinados modelos, especialmente os métodos ginásticos europeus do século XIX. No Brasil, assistimos no inicio deste século XXI a ascendência das ginásticas competitivas, consequências do destaque de ginasta do país em competições internacionais, tanto na Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica) quanto na rítmica, modalidades consideradas tradicionais, em cujos pódios figuravam ate algum tempo atrás apenas europeus e americanos. Neste sentido, este trabalho aponta a Ginástica para Todos (antiga Ginástica Geral) como pratica capaz de democratizar o acesso à cultura corporal, especialmente no contexto do lazer, pois segundo a CBG-Confederação Brasileira de ginástica (2006) e Santos (2001), a promoção do lazer por meio de sua pratica é uma das finalidades desta modalidade.

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A GINASTICA

A ginástica contemporânea pode ser caracterizada como um conjunto de praticas descendentes do século XIX, época da consolidação do movimento ginástico europeu. Soares (1994,1998), em suas obras, afirma que o movimento ginástico europeu é fruto do pensamento cientifico da época, que desejava atribuir um caráter de utilidade aos exercícios físicos, com princípios de ordem e disciplina, contribuindo assim para o afastamento da ginástica de seu núcleo primordial: o divertimento. Ayuob (2003) aponta ainda, que, a origem etimológica do termo ginástica vem do grupo gymnastiké – que significa a arte ou ato de exercitar o corpo para fortifica-lo e dar-lhe agilidade. Como arte de exercitar o corpo nu traz consigo a ideia do simples, limpo, do livre, desprovido de maldade, do puro. Ginástica significava a realização de exercícios físicos em geral (corridas, saltos, lutas, etc.). Segundo Souza (1997), a historia da ginástica se confunde com a historia do homem, pois se pode considerar que os exercícios físicos vêm da pré-história (quando possuíam finalidade utilitária, de sobrevivência), se afirmam na antiguidade (como arte de exercitar o corpo), estacionam na idade media (pois os exercícios físicos eram utilizados basicamente como lazer dos nobres e preparação militar daqueles que lutavam nas Cruzadas empreendidas pela igreja), fundamentam-se na idade moderna (quando a ginástica passou a ser valorizada como agente de educação) e se sistematiza no inicio da idade contemporânea (com a ginástica cientifica).

Mas qual a abrangência da ginástica na atualidade?

Em relação a FIG – Fédération Internationale de gymnastique (2007), são sete as modalidades de ginástica vinculadas: A Ginástica Artística feminina, a Ginástica Artística masculina, a Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica Esportiva, Ginástica Acrobática, Trampolim e Ginástica para Todos. A Ginástica para Todos é a única modalidade não competitiva.

Modalidade olímpica. Modalidade olímpica. Ginástica Rítmica – Modalidade restrita ao sexo feminino. Modalidade olímpica.

Ginástica Aeróbica Esportiva – Originária da Ginástica de academia. Ginástica Acrobática – Competições em grupos. Modalidade olímpica. Ginástica para Todos – Antiga Ginástica geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com