TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um projeto em negócios e ciência sobre

Tese: Um projeto em negócios e ciência sobre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Um projeto em negócio e ciência é normalmente definido como um empreendimento colaborativo, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que é cuidadosamente planejado para alcançar um objetivo particular. Projetos podem ainda ser definidos como sistemas sociais tempo E uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.

Índice [esconder]

1 Visão geral

2 Ciclo de Vida de Projeto

3 Partes envolvidas no projeto (stakeholders)

4 Estruturas Organizacionais

5 Contexto Sócio-Econômicos e Ambientais

6 Ver também

7 Referências

8 Ligações externas

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A palavra projeto vem da palavra latina projectum do verbo em latim proicere, "antes de uma ação", que por sua vez vem de pró-, que denota precedência, algo que vem antes de qualquer outra coisa no tempo (em paralelo com o grego πρό) e iacere, "fazer". Portanto, a palavra "projeto", na verdade, significava originalmente "antes de uma ação".

Quando o idioma Português inicialmente adotou a palavra, ela se referia a um plano de alguma coisa, não o ato de realmente levar esse plano a concretização. Algo realizado de acordo com um projeto tornou-se conhecido como um "objetivo".

As principais características dos projetos são:

temporários, possuem um início e um fim definidos.

planejados, executado e controlado.

entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos.

desenvolvidos em etapas e continuam por incremento com uma elaboração progressiva.

realizados por pessoas.

com recursos limitados.

Esse é um resumo da definição de projeto feita pelo Guia PMBOK®, um guia que identifica o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, amplamente reconhecido como boa prática na maioria dos projetos na maior parte do tempo e utilizado como base pelo Project Management Institute ( PMI®).

O contexto da gerência de projetos descreve o ambiente em que um projeto opera. Sua observação é fundamental, já que o gerenciamento das atividades do dia-a-dia é necessário, mas não é o suficiente para o sucesso do projeto.

Ciclo de Vida de Projeto[editar | editar código-fonte]

O conjunto de fases do projeto é chamado “ciclo de vida do projeto”. De um modo geral, as fases do projeto apresentam as seguintes características:

Cada fase do projeto é marcada pela entrega de um ou mais produtos (deliverables), como estudos de viabilidade ou protótipos funcionais;

No início de cada fase, define-se o trabalho a ser feito e o pessoal envolvido na sua execução;

O fim da fase é marcada por uma revisão dos produtos e do desempenho do projeto até o momento;

Uma fase começa quando termina a outra. Quando há overlapping entre as fases, chamamos essa prática de "fast tracking". Nesse caso, começa-se a trabalhar nas próximas fases do projeto antes do fim da fase corrente (entrega e revisão dos produtos);

Os custos são geralmente crescentes à medida que a fase avança;

Os riscos são geralmente decrescentes à medida que a fase avança;

A habilidade das partes envolvidas alterarem os produtos de cada fase é decrescente à medida que a fase avança;

Cada indústria apresenta diferentes fases específicas para seus projetos, sendo que muitas têm suas fases detalhadamente descritas, em padrões.

Partes envolvidas no projeto (stakeholders)[editar | editar código-fonte]

São indivíduos e organizações ativamente envolvidos no projeto, cujos interesses são afetados (positiva ou negativamente) por ele, ou que exercem influência sobre o mesmo. Incluem o gerente de projeto, o cliente, a organização que fará o projeto, os membros da equipe de projeto, o sponsor/patrocinador (indivíduo/grupo interno ou externo que provê os recursos financeiros para o projeto).

Inclui também partes externas, como fundadores, vendedores, fornecedores, agências governamentais, comunidades afetadas pelo projeto e a sociedade em geral.

É boa prática identificar cada uma das partes envolvidas no projeto, identificar e gerenciar possíveis áreas de conflito entre elas. Uma orientação geral é resolver as diferenças entre as partes favorecendo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com