TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Verdade Inconveniente

Ensaios: Uma Verdade Inconveniente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 4

Uma Verdade Inconveniente

Neste documentário o ex-vice presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma analise da questão do aquecimento Global, e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática, mostrando como e por quais motivos a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais vem consequentemente mudando o clima da terra.

Em Uma Verdade Inconveniente Al Gore conta como se interessou pelo assunto quando ainda era Universitário durante uma palestra de Roger Revelle. Depois conta como foi influenciado por cientistas que no fim dos anos 50 e início dos anos 60 começaram a relação entre a emissão de gás carbônico (CO2) e o aumento da temperatura média do planeta.

O democrata Al Gore que por pouco não ganhou as eleições para presidente dos EUA, que foi derrotado por George W Bush num resultado que envolveu várias recontagens de votos na Florida e até hoje é cercado de dúvidas.

Após uma quase tragédia pessoal, um acidente quase fatal de seu filho, Al Gore muda de perspectiva e decide compra briga de causas ambientais, decidindo então dedicar-se a divulgação do Aquecimento Global e as formas de combatê-los.

Com suas considerações dramáticas sobre o assunto e depois de ter perdido a eleições presidencial do ano 2000 retirou-se para sua fazenda no Estado de Tennesse onde passava suas férias com sua família na infância pra pensar na vida, e foi olhando o rio que corre ao longo de sua fazenda, que decidiu assumir definitivamente a sua condição de ambientalista.

Ao longo do filme Al Gore fala como ele inicialmente achava que ia ser fácil mostrar isso para o público em geral e aos governos para que medidas fossem tomadas. Para a surpresa dele não só medida nenhuma foi tomada como de forma deliberada o governo Americano fez de tudo para desacreditar as pesquisas inclusive divulgando informações falsas propositalmente. Al gore explica que já não podemos olhar pra o problema do aquecimento Global como uma questão apenas política, mas sim como o maior desafio global que teremos de enfrentar. Foi divulgado que George W Bush embora tenha admitido que o mundo esteja mais quente, ele ainda insiste em afirmar que não existem provas conclusivas de que o aquecimento Global seja causado por atividade humana, resistindo, desta forma, em adotar medidas de redução de emissão de poluentes.

O filme AL Gore fala para um auditório apoiado por projeções, slides e vídeos, combinado humor, desenhos animados e tabelas com comprovados dados científicos, com uma apresentação explicando à plateia asplantas que absorvem o dióxido de carbono e no Inverno: há mais dióxido de carbono visto que as plantas caem, libertando-o.

Está claro e cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera é causada pelo ser humano e isto vem aumentando gradativamente com o passar do tempo, Com frequência, os meios de comunicação social anunciam que, numa determinada parte do Mundo ocorreu uma cheia ou uma seca, catástrofes causadas pela ação humana, e a resposta da natureza às ações humanas são evidentes.

Um fator decisivo foi a devastação de Nova Orleans pelo furação Katrina, em 29 de agosto de 2005, que além do impacto climático, resultou numa miséria social que revelou-se a maior tragédia provocada por uma política oficial que se nega a admitir a importância do Protocolo de Kyoto.

O filme também nos mostra o quanto a atmosfera terrestre é fina, e o quanto ela é essencial para o nosso planeta, a questão é que com a elevada emissão de dióxido de carbono a sua espessura tem vindo a aumentar, assim, Havendo uma maior espessura da camada da atmosfera, esses raios ficam retidos na mesma, fazendo mais calor. Por estas razões, há um aquecimento global que tem várias consequências: Degelo das calotas polares, subida do nível médio das águas do mar e à alteração da temperatura da água em todo o planeta.

Muita gente acredita que a Terra é tão grande que não possa ser afetada pelo aquecimento global assim tão rapidamente, mas, nesse momento, isso não é verdade. Nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição progressiva da camada de Ozônio, acentuando-se a destruição do buraco de Ozônio. Se a essa camada continuar a diminuir à superfície terrestre, poderá chegar a níveis elevados e perigosos de radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves nos seres vivos.

A solução para este problema está nas atitudes que tomamos, seja ela grande ou pequena, temos que pensar nas consequências dos nossos atos, é claro que cada país tem a sua política e cada política tem a sua maneira de pensar e tentar resolver os problemas ambientais. Mas só isso muitas vezes não é suficientes para não afetar a Natureza e impedir as agressões ambientais e, como tal é necessário a colaboração e ajuda de cada cidadão.

Criar mais espaços verdes, plantar mais árvores, fazer mais campanhas de sensibilização, usar aparelhos que consomem menos energia e reciclar, todas essas são medidas que servem para mudar esta verdade inconveniente. Como o próprio filme diz, “Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornamos parte da solução”.

...

Baixar como  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »