TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma pesquisa do SEBRAE

Tese: Uma pesquisa do SEBRAE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PROPOSTA:

Uma pesquisa do SEBRAE (2000) sobre Gestão pela Qualidade Total nas pequenas e médias empresas terceiro setor, obteve como resultado que nos 72% dos programas 5S fracassaram. Com base nos dois estudos de caso, responda a seguinte questão:

Por que o 5S, que conceitualmente é simples, apresenta um índice tão elevado de fracasso?

E simples, mas nem todas as empresas conseguem levar adiante como diz a matéria a seguir.

Falta de entendimento dos conceitos

O 5S é visto como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional.

Falta de um plano estratégico

Pela sua simplicidade a organização acredita que o programa dispensa a liderança do número 1, e as atividades são desenvolvidas de forma aleatória, sem sistemática, sem meta, de forma voluntária e dissociado do processo de sobrevivência e competitividade da organização.

O plano limita-se até o dia de lançamento (Dia D ou Dia da Grande Limpeza)

A maioria das organizações conseguem chegar com sucesso até o dia de lançamento. Passado este dia, o programa esfria até ser esquecido (ou lembrado que se esqueceram dele!?). A organização não tem plano para a manutenção do programa.

Encarar o 5S como um “enlatado”

Não existe “receita de bolo” para o 5S. Cada organização tem sua característica e sua cultura. Implantar o 5S da mesma forma que foi visto em outra organização é um grande erro.

Achar que o 5S é uma “panacéia”

Apesar de seu alto poder de influência em todos os segmentos, já que é um processo educacional, o 5S está longe de ser um remédio para todos os males. Política de RH ineficaz, baixo grau de instrução, tecnologia obsoleta, gestão intuitiva, excesso de níveis hierárquicos e baixos níveis salariais, são exemplos de problemas complexos que o máximo de o 5S pode fazer é trazê-los à tona.

Ter pressa na execução

Querer mudar drasticamente a cultura da organização e das pessoas é uma tentativa que não obtém efeitos duradouros. Portanto, acreditar que em três ou quatro meses o 5S estará implantado é não reconhecer as particularidades e limitações das pessoas. Hábitos resultantes de vários anos de vida não são rapidamente modificados.

Fazer o 5S para os outros

Este é uma pratica freqüente nas organizações. Fazer 5S para uma visita do presidente, autoridade ou profissionais de outras organizações; fazer 5S para o chefe, comitê ou avaliadores; fazer 5S para o cliente é o mesmo que “jogar o lixo embaixo do tapete”.

Limitar o 5S às instalações e ao ambiente de trabalho

Dar uma conotação estritamente técnica, usando uma linguagem restrita às instalações e ao local de trabalho, faz com que o 5S seja visto como um programa que traz benefícios apenas para a organização, desmotivando as pessoas ao longo do processo de implantação.

CONCLUSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com