TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 2

Trabalho Universitário: Unidade 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  1.565 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com Lakatos e Marconi (1992) a formulação do problema é o primeiro passo da pesquisa científica e ele é diretamente associado ao tema a ser pesquisado. O problema “indica exatamente qual a dificuldade que se pretende resolver, passível de ser testado empiricamente (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 126).”

Referência: LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992.

Sobre o problema de pesquisa é correto afirmar:

Resposta Selecionada: a.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

Resposta Correta: a.

a) Para formular o problema de pesquisa o pesquisador realiza leituras e/ou entrevistas exploratórias.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Em uma pesquisa na qual o autor* analisa o comportamento de consumidores de alimentos orgânicos, na Introdução de seu trabalho, escreveu o texto abaixo no qual os parágrafos estão destacados.

I. “O consumidor, a cada dia dispõe de mais opções de alimentos, com uma oferta avassaladora promovida pela indústria alimentícia. São fórmulas de novos produtos, extensões de linha e de marcas de alimentos, uma infinidade que são lançados a todo o momento. Com relação à linha dos chamados alimentos alternativos, quanto aos orgânicos, verifica-se que já começam a estar presentes em alguns pontos de venda como os supermercados, feiras e lojas de produtos naturais. Nas feiras existem ainda os alimentos sem certificação, que são expostos e vendidos como orgânicos.

II. Num cenário de mercado tão competitivo como o alimentício, espera-se que os produtos orgânicos possam concorrer diretamente com outros produtos de linhas diferentes como ligth, diet, naturais e principalmente os tradicionais, que conta com toda uma estrutura de comercialização consolidada através das grandes indústrias do consumo. O esperado é que os orgânicos tenham um grau de qualidade na comercialização e posicionamento no mercado próximo ao dos seus concorrentes, sobretudo nas informações das embalagens e demais estratégias de comunicação.

III. Uma busca na literatura nota-se que ainda existe pouca informação sobre como se comporta o consumidor de alimentos orgânicos, quais são as suas preferências, qual o processo de decisão de compra, que atributos são mais valorizados. A literatura sobre comportamento do consumidor destaca os fatores que influenciam os consumidores para a compra, como aspectos culturais, sociais, pessoais e psicológicos, a reação dos consumidores após a compra.

IV. Estudos realizados no Brasil e no exterior, mostram que consumidores procuram por alimentos orgânicos para obter mais bem estar através da segurança que tais alimentos possibilitam.

V. A relevância da presente pesquisa é subsidiar políticas públicas orientadas para conservação do meio ambiente, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, a pesquisa pode oferecer subsídios à iniciativa privada interessada em atuar o mercado de alimentos orgânicos, além do aprofundamento dos estudos acadêmicos por outros pesquisadores que queiram continuar a investigação.”

*CASEMIRO, Aroldo Dias. Alimentos orgânicos: estudo de fatores que interferem na decisão de compra do consumidor. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus. 2007.

É correto afirmar que o parágrafo V do texto acima contém:

Resposta Selecionada: a.

A importância e contribuições da pesquisa.

Resposta Correta: a.

A importância e contribuições da pesquisa.

Feedback da resposta: O texto indicado no parágrafo 5 contém “A importância e contribuições da pesquisa” quando se define o porque da pesquisa e o que poderá ser feito com seus resultados.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Leia o resumo da dissertação de mestrado sobre o processo de desenvolvimento do enoturismo no Vale dos Vinhedos e identifique o problema de pesquisa de Valduga (2007):

Este estudo teve como propósito investigar se o enoturismo e a criação de uma marca regional contribuíram para o fortalecimento endógeno do Vale dos Vinhedos. O estudo analisou três elementos: a) enoturismo; b) faturamento; e c) qualidade através da marca regional. O paradigma adotado foi de corte quali-quantitativo servindo-se de metodologia descritiva. A análise documental e entrevistas foram usadas como instrumentos para a coleta de informações. Os participantes do estudo foram os empresários e as entidades atuantes na promoção turística do Vale dos Vinhedos. Para a análise, foram estudados os aspectos socioeconômicos e culturais da vitivinicultura local, o processo de certificação e a conquista da Indicação de Procedência - IPVV, o enoturismo e a sua organização em torno das instituições. O Vale dos Vinhedos foi colonizado por imigrantes italianos a partir de 1876, que tornaram a vitivinicultura a principal atividade desenvolvida no território. Embora tenha sido identificada uma redução da participação da população do Vale no enoturismo local, os resultados apontaram que o processo de desenvolvimento do enoturismo se deu de forma semelhante a outras regiões que criaram suas marcas regionais. Ele foi resultado de especialização produtiva, da cultura existente e da capacidade de organização dos agentes locais. Segundo o discurso dos gestores públicos e privados, a certificação conquistada em 2002 não impactou de forma direta no enoturismo, pois já havia um reconhecimento da qualidade dos produtos pelo consumidor antes da conquista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com