TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 4

Dissertações: Unidade 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

Schemes, em 2002, realizou um estudo de caso na empresa Springer Carrier Ltda, que tinha como objetivo identificar suas competências organizacionais essenciais. Para isto, entrevistou executivos de primeira linha, gerentes de segunda linha, técnicos, representante do acionista e alguns clientes da empresa. Concluiu, com base na pesquisa, que a Springer Carrier possui três competências essenciais em seu contexto organizacional: gestão tecnológica voltada para produtos, gestão da produção e gestão de pessoas e ambiente interno.

No que se refere às competências organizacionais, é possível classificá-las em básicas e essenciais, que representam, respectivamente, fatores de: Assinale a alternativa correta.

a.

Qualificação e diferenciação.

b.

Equilíbrio e diferenciação.

c.

Integração e qualificação.

d.

Inovação e qualificação.

e.

Diferenciação e integração.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

A abordagem de competência e gestão de talentos no ambiente organizacional tem possibilitado o vislumbre de uma administração de recursos humanos estratégica. Apesar de ser um tema recente nas organizações, a gestão por competências já aparece como uma das principais referências nas atuais práticas empresariais (RUAS et al.,2005). O conceito de competências admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em:

a.

II, IV e V.

b.

IV e V.

c.

I e II.

d.

II e V.

e.

I, II e III.

.

0,2 pontos

Pergunta 3

Uma determinada empresa enfrentava uma série de desafios: satisfazer os clientes e fidelizá-los; manter mercados conquistados; apresentar diferenciais em função da concorrência e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Diante da realidade complexa, optou-se pela busca de estruturas de trabalho mais eficazes, por meio do desenvolvimento de competências de equipes a fim de alcançar metas e objetivos. Nessa perspectiva, os responsáveis pela área de gestão de pessoas definiram estratégias e ferramentas para a formação e o desenvolvimento de equipes eficazes. Nesse contexto, uma das estratégias usadas foram o mentoring e o coaching. O papel do coach e do mentor, em um contexto de transferência de aprendizagem, refere-se a:

I - manter uma relação de autoridade formal com o subordinado;

II - estimular tanto o aprendizado quanto a promoção do melhor desempenho;

III - valorizar mais o processo e o relacionamento do que a meta e a tarefa.

É(São) correta(s), apenas, a(s) referência(s):

a.

I e III

b.

II e III

c.

I

d.

II

e.

III

.

0,2 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com