TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 4

Monografias: Unidade 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  5.491 Palavras (22 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 22

O conceito de cultura possui diversas definições em função de diferentes escolas e autores. Qual o sentido de cultura que trata do patrimônio cognitivo geral e é associado às humanidades clássicas?

Resposta

Resposta Selecionada:

Todas as anteriores.

Resposta Correta:

Sentido clássico ou filosófico.

• Pergunta 2

0.2 em 0.2 pontos

O conceito que Adorno e Horkheimer utilizavam para pensar a sociedade consumista foi:

Resposta

Resposta Selecionada:

Indústria cultural.

Resposta Correta:

Indústria cultural.

• Pergunta 3

0 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“Na sociedade comunista, porém, onde cada indivíduo pode aperfeiçoar-se no campo que lhe aprouver, não tendo por isso uma esfera de actividade exclusiva é a sociedade que regula a produção geral e me possibilita fazer hoje uma coisa, amanhã outra, caçar de manhã, pescar à tarde, pastorear a noite, fazer crítica depois da refeição, e tudo isto a meu bel-prazer, sem por isso me tornar exclusivamente caçador, pescador ou crítico" (Marx, 1996).

Como podemos perceber no texto acima, para Marx, a sociedade ideal era a sociedade comunista. Qual o nome do conceito que move os homens na busca do ideal de uma sociedade livre das iniqüidades, justa e feliz?

Resposta

Resposta Selecionada:

Democracia.

Resposta Correta:

Utopia.

• Pergunta 4

0.2 em 0.2 pontos

O significado Grego para a palavra utopia é:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Não Lugar

Resposta Correta: a.

Não Lugar

• Pergunta 5

0 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“O que caracteriza a autenticidade de uma coisa é tudo aquilo que ela contém e é originalmente transmissível, desde sua duração material até seu poder de testemunho histórico. Como este próprio testemunho baseia-se naquela duração, na hipótese da reprodução, onde o primeiro elemento (duração) escapa aos homens, o segundo – o testemunho histórico da coisa – fica identicamente abalado. Nada demais certamente, mas o que fica assim abalado é a própria autoridade da coisa”. (BENJAMIM, W. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica).

Para Walter Benjamin, a experiência estética é:

Resposta

Resposta Selecionada:

Uma experiência subjetiva.

Resposta Correta:

Um percurso racional.

Admin

Site Admin

Mensagens: 49

Registrado em: Dom Out 07, 2012 2:42 pm

Voltar ao topo

Re: Unidade 4

Mensagempor opaleiro1986 » Sáb Out 20, 2012 9:29 am

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda as duas questões propostas a seguir:

“O mundo moderno é cercado por acontecimentos tão espetaculares quanto contraditórios. Por um lado os avanços tecnológicos baseados na mecatrônica e genética que apontam para um futuro cada vez mais próspero e confortável, por outro um planeta que já dá sinais evidentes que não suportará por muito mais tempo nosso modo de vida baseado no consumo excessivo e na produção desproporcional de poluição.

Quanto mais estudamos os problemas de nossa época, mais nos damos conta que não podemos enfrentá-los de modo isolado, uma vez que são parte integrante de um complexo sistema de relações inter-dependentes e relacionais. Na elaboração de uma estratégia de marketing, de uma cultura organizacional ou corporativa ou de políticas de governo de combate à fome ou ao aquecimento global, a decifração dos componentes de ordem cultural é peça fundamental e imprescindível.”(BONETTI e RIBARIC, UAM, 2007).

O conceito de cultura possui diversas definições dependendo de qual escola e autor que a está trabalhando. De um modo geral, são expressões que definem o sentido conceitual de cultura:

Resposta

Resposta Selecionada:

Todas as anteriores.

Resposta Correta:

Todas as anteriores.

Feedback da resposta:

Todas as anteriores.

O sentido mais comum é o clássico ou filosófico, que concebe a cultura como patrimônio cognitivo geral elaborado pelo ser humano. No sentido antropológico, é tudo aquilo que se opõe à natureza, o que não pertence ao comportamento inato. No sentido sociológico, diz respeito às expressões artísticas, comunicacionais e psicoafetivas de uma organização social.

Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

O conceito de diversidade cultural é fundamental para a construção das políticas públicas contemporâneas. Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos, e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto de desenvolvimento. Aos indivíduos e grupos devem ser garantido (a):

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com