TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 6

Pesquisas Acadêmicas: Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A qual tipologia encaixa-se o patrimônio cultural que envolve o conhecimento e a tecnologia de um grupo social qualquer, o saber e o saber-fazer, aquele saber que o Antropólogo Lévi-Strauss afirmou que não se registra em papel ou pedra?

Resposta

Resposta Selecionada:

Patrimônio cultural intangível

Resposta Correta:

Patrimônio cultural intangível

Feedback da resposta:

De acordo com a tipologia da UNESCO, existem três categorias. O patrimônio natural envolve biomas e recursos naturais, como unidades de conservação, parques naturais, reservas e atrativos naturais como cachoeiras, rios e mares. Essa categoria não exclui o homem, pois este, além de observador é também, muitas vezes, parte deste mesmo meio ambiente. A segunda categoria é o que se denomina patrimônio cultural intangível, o que envolve o conhecimento e a tecnologia de um grupo social qualquer. São saberes que apenas se preservam em função da conservação do grupo social que detém esse conhecimento ancestral, caso não haja a conservação desse grupo cultural, o conhecimento que ele possui também se esvai, trata-se de tudo aquilo que não se registra em pedra ou papel como alerta LÉVI STRAUSS. E a terceira categoria patrimonial envolve os artefatos em si, ou mais precisamente a cultura material.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Qual o nome do tipo de sítio arqueológico caracterizado por pinturas em cavernas e abrigos rochosos e que no Brasil possui um exemplar muito importante e tombado pela UNESCO como patrimônio cultural da Humanidade, situado no interior do como o localizado no interior do Parque Nacional Serra da Capivara, PI, chamado de “Sítio Boqueirão da Pedra Furada”?

Resposta

Resposta Selecionada:

Pintura rupestre

Resposta Correta:

Pintura rupestre

Feedback da resposta:

Sítio arqueológico de grande importância no Brasil são aqueles que possuem pinturas rupestres, localizados no interior de abrigos rochosos ou cavernas. As pinturas rupestres retratam a vida cotidiana desses povos, cenas de guerra, danças, vida sexual, ritos religiosos, animais, cenas de caça e de morte. Como representante deste tipo de sítio arqueológico, no interior do Piauí foram encontrados mais de 350 grutas com inúmeras pinturas rupestres e que foram amplamente pesquisados pela arqueóloga Niéde Guidon e datados em até cinqüenta mil anos (AP), como o “Sítio Boqueirão da Pedra Furada”, localizado no interior do Parque Nacional Serra da Capivara, PI.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Dos diversos tipos de sítios arqueológicos do Brasil, existe um caracterizado pelo acúmulo de conchas, artefatos líticos e restos materiais dos antigos grupos de coletores, pescadores e caçadores que habitaram vários locais do litoral brasileiro. Morfologicamente são caracterizados por serem colinares e de base oval e seu nome pode ser traduzido na língua TUPI como “monte de conchas”. Qual o nome desse sítio arqueológico?

Resposta

Resposta Selecionada:

Sambaqui

Resposta Correta:

Sambaqui

Feedback da resposta:

O sambaqui é um sítio arqueológico composto por restos materiais de antigos grupos de coletores, pescadores e caçadores, os primeiros habitantes do litoral brasileiro, sendo encontrados em grande número no litoral sul de São Paulo e em Santa Catarina. Morfologicamente são caracterizados por serem colinares e de base oval, morros que se destacam da paisagem, alguns muito altos com até 35m de altura. Constituídos basicamente por acúmulos de conchas, carapaças de moluscos, berbigões, crustáceos, restos de peixes e de outros vertebrados. Possuem muitas vezes sepultamentos e estes com artefatos como adornos e utensílios como raspadores e lâminas de machado. Com cronologia variada, os sambaquis podem datar entre 7.000 e 1.000 anos antes do presente (AP). Etimologicamente, sambaqui significa “montes de conchas” em TUPI, mas a(s) cultura(s) que construiu esses monumentos não possuem

nada da TUPI pois são mais antigos, por isso a tradução “casa dos espíritos” de RATH (1874) apud DUARTE (1969) é mais interessante.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

De acordo com O Artigo 216 da Constituição, são traços do patrimônio cultural brasileiro:

I. as formas de expressão;

II. a indumentária

III. as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

IV. as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artísticos-culturais;

V. os modos de criar, fazer e viver;

VI. a família, grupo ou associação de caráter religioso;

Assinale a alternativa correta:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Apenas os itens I, III, IV e V estão corretos;

Resposta Correta: d.

Apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com