TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade 6 Praticas Sociais E Diversidade

Monografias: Unidade 6 Praticas Sociais E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O Plano Nacional de Cultura visa o fortalecimento institucional e definição de políticas públicas que assegurem o direito constitucional à cultura, a proteção e a promoção do patrimônio e da diversidade étnica, artística e cultural, a ampliação do acesso à produção e fruição da cultura em todo o território, a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão, bem como o acompanhamento e a avaliação das políticas culturais. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/05/27/plano-nacional-de-cultura-22/ É incorreto afirmar que o Plano Nacional de Cultura tem como objetivo:

Resposta Selecionada:

Corretac. desenvolver a economia da cultura, o mercado externo, o consumo cultural e a exportação de bens, serviços e conteúdos culturais;

Resposta Correta:

Corretae. desenvolver a economia da cultura, o mercado externo, o consumo cultural e a exportação de bens, serviços e conteúdos culturais;

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: desenvolver a economia da cultura, o mercado externo, o consumo cultural e a exportação de bens, serviços e conteúdos culturais.

Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

A abordagem do termo diversidade cultural ?? um tema atual e relevante a partir do momento em que a ???escola??? desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela. A diversidade cultural est?? presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa m??sica, na dan??a, na culin??ria, na nossa l??ngua portuguesa e entre in??meras atividades em nosso cotidiano. Por isso, a escola deve propor ??a apropria????o pol??tica do conhecimento cient??fico e da cultura em geral n??o ??perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a no????o de que o conhecimento n??o constitui uma s??rie de informa????es t??cnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas de constru????o de saberes.

Dispon??vel em: <http://www.impactosmt.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:a-importancia-de-trabalhar-a-diversidade..>. Acesso em: 23 mar. 2014 (com adapta????es).

Considerando as ideias do texto acima, e o preceitos de Nilma Lino Gomes (2003), apresentados no conte??do da disciplina, constitui-se como incorreto afirmar

Resposta Selecionada:

Incorretaa.

O reconhecimento dos diversos recortes dentro da tem??tica da diversidade cultural coloca-nos frente a frente com a luta entre muitos grupos em prol do respeito ?? diferen??a.??

Resposta Correta:

Corretac.

O reconhecimento dos diversos recortes dentro da temática da diversidade considera apenas os grupos de mulheres e das pessoas com necessidades especiais como constitutivo do universo da diversidade encontrado na esfera educacional.

Feedback da resposta:

O reconhecimento dos diversos recortes dentro da temática da diversidade considera apenas os grupos de mulheres e das pessoas com necessidades especiais como constitutivo do universo da diversidade encontrado na esfera educacional.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

A abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela.

Assim podemos compreender que é fundamental no processo de aprendizagem e compreensão necessária para que se possa vê-lo “diferente” em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações, significações e ressignificações. Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.

Disponível em: <http://www.impactosmt.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:a-importancia-de-trabalhar-a-diversidade..>. Acesso em: 23 mar. 2014 (com adaptações).

Considerando as ideias do texto acima, e os preceitos fundadores contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), apresentados nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir. Constituem-se como preceitos fundadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

I - Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.

II - Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.

III

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com