TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web Gestão De Pessoas Unidade 3

Dissertações: Unidade Web Gestão De Pessoas Unidade 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 5

UNIDADE 3

Em épocas de crise – ou mesmo quando a economia não vai tão bem – aumenta a concorrência por uma vaga no mercado de trabalho e, em função disso, os processos de seleção costumam ser cada vez mais competitivos. Para que um gestor selecione as pessoas adequadamente, no novo modelo de gestão de pessoas proposto, ele precisa: Assinale a alternativa correta

Resposta Selecionada: e.

Conhecer as necessidades da empresa, avaliar a capacidade de entrega e agregação de valor do candidato.

Resposta Correta: e.

Conhecer as necessidades da empresa, avaliar a capacidade de entrega e agregação de valor do candidato.

Feedback da resposta: Não existe um processo seletivo padronizado para todas as empresas. Cada empresa - dependendo de suas necessidades, conhecimentos e valores, bem como das vagas a serem ocupadas - é quem determina como se dará o seu processo seletivo, em termos de fluxo e recursos a serem utilizados, ou seja, se irá, ou não, aplicar testes; se antes ou depois dos testes é que os candidatos serão entrevistados, etc., entretanto, no novo modelo procura-se conhecer as competências do candidato e sua adequação às necessidades e competências da organização. Desta forma se avalia a capacidade de entrega da pessoa e sua possibilidade de agregar valor à organização.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

“Hoje, grande parte das empresas recorre ao recrutamento online, devido as suas inúmeras vantagens, como maior rapidez e praticidade. Para que se tenha uma ideia da potência deste mercado, somente no site Infojobs, é incluída uma nova oportunidade a cada dois minutos e pré-selecionados cinco candidatos por segundo. Reduzir tempo e custos é o objetivo de qualquer empresa e o recrutamento online propicia economia de tempo e dinheiro.” (Fonte: RHportal.com.br).

No que se refere ao recrutamento, considere as afirmações abaixo:

(I) Uma das vantagens da captação de pessoas no mercado externo é a expectativa de que a pessoa recém-contratada possa agregar valor à organização, na medida em que traz novos conhecimentos. Por sua vez, a vantagem do recrutamento interno é que possibilita a manutenção da cultura organizacional.

(II) Existem várias formas de contato da empresa com o mercado externo, dentre elas as mais frequentes são as indicações por parte de colaboradores ou da rede de relacionamentos da empresa.

(III) Uma das desvantagens do recrutamento externo é a desmotivação do corpo funcional, pois, à medida que ocorre oportunidade de crescimento, esta é oferecida a estranhos, sinalizando a desvalorização e o consequente descrédito do corpo funcional pela organização.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta Selecionada: c.

As afirmações II e III

Resposta Correta: c.

As afirmações II e III

Feedback da resposta: No que se refere à afirmação (I) está incorreta. De fato, a vantagem da captação externa é a “oxigenação” da empresa, mediante novos conhecimentos da pessoa contratada, entretanto, a manutenção da cultura organizacional, no caso do recrutamento interno, na realidade não é uma vantagem, ao contrário, trata-se de uma desvantagem, pois estimula o conservadorismo por não ter pessoas “de fora” que possam tecer críticas ou sugestões, mantendo o status quo da empresa. A afirmação (II) está correta. De acordo com pesquisas realizadas foi constatado que 70% das posições de nível superior são preenchidas por pessoas indicadas. Para posições que não requerem nível superior este índice é maior. Essa forma de fazer contato com o mercado é mais rápida e econômica, além das pessoas indicadas geralmente serem conhecidas, o que agiliza a ação de seleção. A afirmação (III) está correta.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Quais aspectos precisam ser definidos para que o processo de captação de pessoas seja conduzido com a maior objetividade possível:

Resposta Selecionada: b.

Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho, condições de desenvolvimento e condições contratuais.

Resposta Correta: b.

Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho, condições de desenvolvimento e condições contratuais.

Feedback da resposta: Perfil profissional, perfil comportamental, entregas desejadas, condições de trabalho, condições de desenvolvimento e condições contratuais.

Esses aspectos têm a ver com o nível de consciência que a organização tem com relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com