TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades De Conservação

Seminário: Unidades De Conservação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Seminário  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 13

As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos com características especificas.

 Unidades de proteção integral. Seu objetivo básico é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, por isso as regras e normas são restritivas.

 Unidades de uso sustentável. Seu objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

Constituem o grupo das unidades de uso sustentável as seguintes categorias de unidades de conservação.

 Área de proteção Ambiental

 Área de relevante Interesse Ecológico

 Floresta Nacional

 Reserva extrativista

 Reserva de fauna

 Reserva de desenvolvimento Sustentável; e

 Reserva Particular do patrimônio natural

 Sistema Nacional Unidade de Conservação Natureza (SNUC).

 O SNUC define a unidade de conservação (UC), como espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, como características naturais relevantes, instituído pelo poder publico.

Objetivos do SNUC. Garantir a preservação da diversidade biológica, promover o desenvolvimento Sustentável a partir dos recursos naturais e proteção das comunidades tradicionais, seus conhecimentos e cultura.

Reserva extrativista. – O que é:

O tipo clássico de uso sustentável, há clara intenção de preservar o meio ambiente e permitir o desenvolvimento da população, porque o núcleo do conceito da população permite identificar um conjunto humano, através de sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais.

– Quais Características.

Se caracteriza pela sua utilização por “populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e completamente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte”. Para desenvolver esse modelo de unidade, apenas populações tradicionais extrativistas podem permanecer no interior dessa unidade.

-- Quais Objetivos:

Proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade, cuja subsistência se fundamenta na atividade extrativista sustentável.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

RESERVA EXTRATIVISTA – RESEX – CONCEITO

Nome Área Município

Ilha do Tumba 1.128,26 há Cananéia

Taquari 1.662,20 ha Cananéia

Localizam-se em áreas de mangue que integram o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, um dos mais importantes berçários marinhos do mundo.

As RESEX contribuem de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida e das condições materiais de existência das populações caiçaras que dela extraem seu sustento, em equilíbrio com o meio biótico através de gerações e, de forma simultânea, constituem-se em importantes instrumentos de preservação desse território, declarado pela UNESCO como patrimônio natural, para as gerações presentes e vindouras.

RESEX Ilha do Tuba

Área: 1.128,26 há

Município: Cananéia/SP

A Resex Ilha do Tumba abriga importantes áreas de manguezais preservados no litoral sul de São Paulo. Seu objetivo é conservar importante área do Lagamar e assegurar o extrativismo (caranguejos, pesca) pelas comunidades locais.

Na área, além dos recursos encontrados nos mangues, a população retira matéria prima para construção de cercos de pesca, uma técnica tradicional caiçara muito importante para a economia local. A Unidade de Conservação ajuda ainda a preservar importantes sambaquis, sítios arqueológicos citados entre os mais antigos do litoral sul.

RESEX Taquari

Área: 1.662,20 ha

Município: Cananéia/SP

A Reserva Extrativista do Taquari abrange ambientes marinhos e manguezais de grande importância para a manutenção da biodiversidade local. Protege manguezais do Rio Taquari e assegura a pesca para pescadores tradicionais de Cananéia. A área é bastante procurada por praticantes de pesca esportiva e amadora.

A RESEX está em fase de implementação e visa aliar a preservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

Reserva de Fauna. -- O que é: Uma área natural com populações animais de espécies nativas, terrestres ou aquáticas, residentes ou migratórias, adequadas para estudo técnico – científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos faunísticos.

-- Quais Características: A visitação publica é permitida, desde que compatível com o manejo da unidade.

-- Objetivos: A pesquisa cientifica é permitida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com