TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidades De Conservação não Enquadradas No SNUC/SEUC

Dissertações: Unidades De Conservação não Enquadradas No SNUC/SEUC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  2.095 Palavras (9 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NÃO ENQUADRADAS NO SNUC/SEUC

ARIEL FONTANIVE

ARON MAGNUS GRANDO

CARLOS CAUE PEREIRA

ESTELA BUFFON

LUANA TIARA HOFFMANN

MURILO LARSEN

BLUMENAU

2012

PARQUE NATURAL MUNICIPAL.

De acordo com o SNUC Lei 9.985, de 18 de julho de 2000, os Parques Naturais Municipais são unidades de conservação da categoria dos Parques Nacionais, enquadradas no grupo de proteção integral, contudo, são criadas pelos municípios.

Parque Municipal da Galheta

Em 16 de agosto de 1990, através da Lei 3455/90, sancionada pelo Decreto 698/94 foi criado do Parque Municipal da Galheta, no leste da ilha de Santa Catarina, entre as Praias Mole e Barra da Lagoa. O parque com 149,30 hectares é de proteção integral.

O ambiente é compreendido de costão rochoso, praia, dunas e encostas, e alguns dos atrativos são os sítios arqueológicos de aproximadamente 6 mil anos e a prática de nudismo/naturalismo.

Parque Municipal da Lagoa do Peri

Criado em 1981 através da Lei 1828/81, o Parque Municipal da Lagoa do Peri engloba uma área de 20,3 km² e está localizado ao Sul da ilha de Santa Catarina.

agoa do Peri, possui aproximadamente 5 km² de superfície, além da maior lagoa da costa catarinesne, compõe o ambiente restinga, banhado, praia e FOM em todos os estágios sucessionais.

Parque Municipal da Lagoinha do Leste

Em 7 de janeiro de 1992, através da Lei 3701/92 foi criado o Parque Municipal da Lagoinha do Leste, os objetivos principais eram preservação da paisagem, da fauna, da flora e do manancial hídrico. Com localização no Distrito do Pântano do Sul, área de 453 hectares e ambiente composto por costão marinho e lagunas.

Os atrativos principais são: Praia da Lagoinha do Leste, lagoinha, ruínas, Morro da coroa e belezas cênicas.

Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição

Com o Decreto Municipal 231/88 de 1988 foi criado o Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. Uma área de 463 hectares localizada ao centro leste da ilha de Santa Catarina, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina.

Em um ecossistema de restinga, destacam-se dunas, lagoas, praia e afloramento do lençol freático.

Parque Municipal do Maciço da Costeira

Em uma área de 1456,3 hectares, foi criado pela Lei Municipal 4605/9 e modificada pela Lei 4728/9 o Parque Municipal do Maciço da Costeira.

Está localizado na região central da Ilha de Santa Catarina, e apresenta todos os estágios sucessionais da Floresta Ombrófila Densa.

Parque Municipal do Morro do Macaco

Localizado na Praia de Canto Grande, com aproximadamente 150 metros de altitude, é um dos principais pontos turísticos de Bombinhas.

No topo, é comum a pratica de asa delta e paragliders, somado à belíssima paisagem com vista direcionada às Enseadas de Zimbros e de Mariscal e ao Arquipélago do Arvoredo.

Parque Municipal da Ilha do Morro do Amaral

Criado pelo Decreto Municipal nº 6.182/89 com área de 2,7 km² e localizado às margens da Baía de Babitonga, na saída da Lagoa de Saguaçú na cidade de Joinville.

A ilha envolvida por manguezais, apresenta grande potencial ambiental e turístico, abrigando sítios arqueológicos e um comunidade antiga de pescadores artesanais, que em 04 de abril deste ano (2012) foi transformada pela parceria entre ICMBio e IBAMA em uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Parque Municipal do Morro do Finder

Com cerca de 500 km², com elevações que variam entre 35 e 95 metros. O Morro do Finder abrange a principal área da Floreta Atlântica inserida na parte urbana de Joinville.

Este parque é de proteção integral e tem como objetivo principal a preservação do ecossistema e dos recursos genéticos, com o mínimo de impacto humano, e desenvolve atividades que não descaracterizam o ambiente natural.

Parque Municipal da Caieira

Na cidade de Joinville, às margens da Lagoa do Saguaçu, com uma área de mil km², o Parque Caieira é uma das unidades de conservação de proteção integral da cidade e preserva pontos característicos das restingas e manguezais.

No local é encontrado um importante vestígio arqueológico de comunidades que viveram no local há mais de cinco mil anos, conhecido como Sambaqui da Caieira, além de oferecer espaço para estudos científicos, educativos e culturais, lazer e conhecimento.

Parque Municipal da Cachoeira do Fernandes

Localizada no município de São João Batista com uma área de aproximadamente 3,2 hectares.

Parque Municipal Zoobotânico

Em uma área de 100 km², no Morro do Boa Vista de Joinville localiza-se o Parque Zoobotânico, inaugurado em 1995.

Recebe mais de 10 mil visitantes por mês, o parque possui e é um espaço de preservação da mata atlântica na zona urbana de Joinville, o parque é repleto de fauna (aproximadamente 200 animais de diferentes espécies), e flora típicas da região, uma ótima opção de lazer para as famílias. No local acontecem palestras sobre educação ambiental e pesquisas sobre a reprodução em cativeiro de animais em extinção.

Parque Municipal da Galheta

Com aproximadamente 100 metros de extensão, o Parque Municipal da Galheta é composto por uma bela praia deserta na Ponta de Bombas se localiza ao norte de Bombinhas.

O local é de difícil acesso e todo o lixo produzido deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com