TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unimed History

Projeto de pesquisa: Unimed History. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 14

TRABALHO DE TGA – Professora Fabiana Baffi

UNIMED – Cooperativa de Trabalho Médico

Nomes: Reinaldo Manoel Alves de Souza Júnior - 201101071151

Petrópolis

2011

Introdução

História Unimed

Anos 60 - Em meados da década de 60, os institutos previdenciários foram unificados no INPS - Instituto Nacional de Previdência Social, prometendo a democratização da saúde. As más condições de atendimento oferecidas pelo sistema público, contudo, abriram espaço para a crescente atuação da medicina de grupo. Essas empresas, porém, tinham como principal objetivo o lucro, e acabaram por provocar um processo de mercantilização da medicina.

1967 -Para combater essa tendência, um grupo de médicos liderados por Edmundo Castilho, então presidente do sindicato médico da cidade de Santos, funda a União dos Médicos - Unimed, com base nos princípios do cooperativismo. Surge assim a primeira cooperativa médica do mundo, administrada nos moldes de uma empresa, porém sem fins lucrativos.

1969 - Médicos de várias cidades paulistas visitam a cidade de Santos, interessados na experiência pioneira da Unimed. Poucos meses mais tarde, mais de 30 Unimeds seriam fundadas no estado de São Paulo.

Anos 70 - Novas cooperativas médicas são fundadas em diversas cidades do Brasil. Surgem as Federações, para padronização dos procedimentos operacionais e estímulo de troca de experiências entre as Unimeds de um mesmo estado.

1971 - É fundada a Cooperativa de Trabalho Médico de Rio Claro, embrião da Unimed Rio Claro.

1972 - É criada a Unimed do Brasil, Confederação que congrega as unidades de todo o país.

1977 - Apenas uma década após a fundação da primeira cooperativa médica, já são 60 Unimeds em todo o Brasil.

Anos 80 - A Unimed entra em uma fase de consolidação e crescimento acelerado. Cerca de 100 novas cooperativas são fundadas e a Unimed desenvolve uma estrutura operacional complexa em todo o território nacional.

Anos 90 - A Unimed investe em campanhas institucionais e conquista a liderança e o reconhecimento no setor de saúde do Brasil. Ao mesmo tempo, intensifica os contatos internacionais em função da procura crescente, em muitos países, de novos modelos para a saúde.

1994 - Este é um ano muito especial para a Unimed. Além de conquistar o primeiro lugar na pesquisa Top of Mind realizada pelo Datafolha, como a empresa de assistência médica mais lembrada pelos brasileiros, a Unimed também recebe outras premiações, como a da Campanha Vida de Artista e o Mérito Lojista.

1995 - É implantada em Bogotá, na Colômbia, a UNIMEC - União de Usuários Médicos e Cajas S/A. A Unimed é reconhecida como a entidade cooperativista líder do setor de saúde nas Américas no "I Fórum Latino de Cooperativismo de Saúde e Afins", primeiro encontro do setor a reunir entidades de mais de 30 países das Américas e Europa. A Unimed do Brasil, filia-se à ACI - Aliança Cooperativa Internacional.

1996 - É fundada a IHCO - Organização Internacional das Cooperativas de Saúde, com o objetivo de promover e aproximar as cooperativas de saúde em todo o mundo. O Dr. Edmundo Castilho, fundador e presidente da Unimed do Brasil, é eleito o primeiro vice-presidente da IHCO e presidente da IHCO-Américas.

1998 - A Unimed conquista pelo 11º ano consecutivo o prêmio Mérito Lojista, oferecido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas às empresas que formam parcerias de sucesso com o comércio brasileiro.

1999 - A maior rede de assistência médica do Brasil reúne 90 mil médicos cooperados e 11 milhões de usuários em suas 364 cooperativas médicas espalhadas por todo o território nacional. Novamente a Unimed, pela sexta vez consecutiva, é o mais lembrado Plano de Saúde na Pesquisa do Datafolha Top of Mind.

2000 - A Unimed firma-se como uma Cooperativa de Excelência em todo o Brasil. Seus serviços e atendimento estão fundamentados na perseverança de fazer o melhor com qualidade para o seu maior patrimônio, o Ser Humano.

Resumo da empresa

A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 372 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 17 milhões de clientes e 73 mil empresas em todo País.

Clientes Unimed contam com mais de 108 mil médicos, 3.124 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais próprios e credenciados para garantir qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.

Além de deter 37% do mercado nacional de planos de saúde, a Unimed possui lembrança cativa na mente dos brasileiros. De acordo com pesquisa nacional do Instituto Datafolha, a Unimed é pelo 17º ano consecutivo a marca Top of Mind quando o assunto é plano de saúde. Outro destaque é o prêmio plano de saúde em que os brasileiros mais confiam, recebido pela décima vez consecutiva, na pesquisa Marcas de Confiança.

Marca

A Unimed é a maior cooperativa médica do mundo e se orgulha de ser brasileira.

Acredita na diversidade, na sinergia, na singularidade, na interdependência e na união como filosofia de vida.

Investe na valorização dos médicos e pratica

uma medicina humana, ampla e preventiva.

Por isso, cuida das pessoas com leveza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com