TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar Administração

Exames: Unopar Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

Nome do aluno

ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA

LEONARDO ALVES GOULART

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Métodos Quantitativos; Ética Política e Sociedade e Seminário. Semestre 1º e 2º.

Tutor Orientador Virtual: Prof.ª Taís Moreira de Menezes

Tutor (a) de sala: Ana Thereza

Prof (s): Regina Malassise; Marcelo Caldeira Viegas e

Wilson Sanches.

Rio Verde - GO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4

CONCLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................13

INTRODUÇÃO

No esboço do texto de Everson Vieira dos Santos “Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração”, vamos definir claramente qual é o objetivo da Economia naquele setor; como ela pode influenciar a vida de pessoas e os negócios de uma empresa durante o tempo.

A microeconomia provê os apoios para a operação hábil da empresa, na busca de rendimentos cada vezes maiores e contribuindo de forma importante para a definição de estratégias e ações que permitirão à empresa obter sucesso enfrentando uma economia de mercado. Com base no pensamento de Oliveira (2006), podem-se identificar alguns aspectos que mostram como um gestor, empregando a visão microeconômica, ou seja, olhando para o funcionamento de um mercado, pode tomar decisões empresariais como: traçar uma política de preços para a empresa; fazer uma previsão de faturamento, considerando uma demanda; decisões de produção: diante do comportamento dos consumidores, ou seja, de como empregam a sua renda para atender às suas necessidades; o que, como, para quem e quanto a empresa deve produzir, escolher qual é a melhor alternativa de produção, isto é, da melhor combinação de fatores de produção; avaliar a estrutura da empresa em termos de capacidade produtiva e oportunidades de mercado; escolher onde instalar geograficamente a empresa, ou seja, se é mais vantajoso para a empresa estar localizada próxima aos principais centros consumidores ou aos fornecedores de seus principais insumos; estratégia de marketing: como uma campanha publicitária pode influenciar o comportamento aos consumidores de modo que suas decisões de consumo beneficiem a empresa.

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado à sua capacidade interagir com os mercados em que atua, fornecendo aos seus clientes bens e serviços de qualidade e a um preço competitivo, que tenham alguma utilidade, respeitando as leis, seus colaboradores, fornecedores e o meio ambiente, e sabendo lidar com as variações que o mercado proporciona no decorrer do tempo.

Desenvolvimento

Microeconomia e Macroeconomia

Referente à estrutura de mercado apresentada pelo texto, apresentamos as seguintes: diferenciação de produtos, distribuição e nú¬mero de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

Conceituando cada um, temos:

• Diferenciação de produtos: a forma de encontrar as vontades humanas dos clientes mais precisamente do que a concorrência através de modificações de um produto para torná-lo mais atractivo para o mercado-alvo; envolve, portanto, não só a diferenciação do produto em relação aos dos competidores, mas também as alterações das características específicas que tornam esse produto melhor. Esta diferenciação ocorre, geralmente, com pequenas alterações, tipicamente na embalagem (novos slogans promocionais, promoções, etc), embora também possam ocorrer com o produto em si.

• Distribuição e nú¬mero de vendedores e compradores: descrevem os mercados e seus componentes, definindo a capacidade e a possibilidade de se operar tais em concorrência ou não no mercado. O estudo das formas de mercado estima o tamanho e a capacidade que tem uma empresa para deter poder de mercado e definir o preço de um produto homogêneo. Às vezes as situações para deter poder de mercado são rigorosas, existindo pouquissimos mercados com o pleno poder. Portanto algumas estruturas podem servir somente como ponto de referência para avaliar outros mercados no mundo real.

• Existência de barreiras à entrada de novos concorrentes: são o conjunto de reações que o empreendedor pode aguardar ao querer tomar parte de um novo mercado, que normalmente se encontra vários inibidores para o começo do negócio, como por exemplo à existência de sunk costs (custos irrecuperáveis).

• Integração vertical: Integração vertical ocorre quando diferentes processos de produção - desde o insumo até a venda final ao consumidor - que podem ser produzidos separadamente, por várias firmas, passam a ser produzidos por uma única firma. A integração vertical pode ocorrer entre dois ou mais processos contínuos de produção, onde o produto de um processo é o insumo para o outro subsequente. Companhias verticalmente integradas são unidas através de uma hierarquia e partilham um dono comum. Normalmente, cada membro da hierarquia produz um produto diferente e os produtos combinados satisfazem uma necessidade.

• Elasticidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com