TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar Individual 4

Trabalho Escolar: Unopar Individual 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Com esta produção pretendo desenvolver habilidades na elaboração de um orçamento empresarial, demonstrando sua utilidade e a utilização dos dados empresarias para mensuração do resultado previsto, o reconhecimento dos tributos inerentes a uma organização possibilitando, portanto, um maior aprendizado para exercer a função financeira de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A DRE E O FLUXO DE CAIXA.

ANEXO A

2.2 O ORÇAMENTO DE VENDAS

considerando a projeção de vendas para o primeiro, segundo e terceiro trimestre com os devidos tributos sem o faturamento.

ANEXO - B

2.3 O ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

Primeiro, segundo e terceiro trimestre, considerando que a empresa tem como política de estoque manter uma quantidade de 10% das vendas do trimestre seguinte.

ANEXO - C

2.4 ESCLARECIMENTOS AOS SÓCIOS:

2.4.1 - Importância do fluxo de caixa.

Pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro.

A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.

2.4.2 - O que é custo de oportunidade? Exemplo.

Custo de oportunidade é o que você deixa de ganhar quando direciona sua produção para um determinado produto. Por exemplo: uma empresa tem a capacidade de produzir 100 televisores por mes e 150 aparelhos de som (usando sua capacidade total). Num mês, no entanto, ela precisa produzir 150 televisores. O custo de oportunidade refere-se aos aparelhos de som que ela deixou de produzir para fabricar os 50 televisores a mais.

2.4.3 - Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais? Mas afinal o que são estes orçamentos empresariais? Cite exemplos.

A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia.

2.4.4 - O que vem a ser Payback Descontado?

É o período de tempo exato necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto, a partir das entradas de caixa.

Payback Descontado é quase o mesmo que o payback, mas antes de calculá-lo, primeiro descontamos seu fluxo de caixa; reduz os pagamentos futuros pelo seu custo de capital. Porque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e terá menos valor que o dinheiro hoje. Para este exemplo, digamos que o custo de capital seja 10% AA.

2.4.5 Diferenças existentes entre impostos, contribuições e taxas.

Imposto é uma quantia em dinheiro, paga obrigatoriamente por pessoas ou organizações a um governo, a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo.

O imposto é uma das espécies do gênero tributo. Diferentemente de outros tributos, como taxas e contribuição de melhoria, é um tributo não vinculado: é devido pelo contribuinte independentemente de qualquer contraprestação por parte do Estado. Destina-se a atender as despesas gerais da Administração, pelo que só pode ser exigido pela pessoa jurídica de direito público interno que tiver competência constitucional para tal.

Taxa é a exigência financeira a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia, imposta pelo governo ou alguma organização política ou governamental. É uma das formas de tributo.

As Contribuições estão divididas em dois grupos:

Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social),

Contribuição de Melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo; quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.

2.4.6 Competência tributária.

Competência tributária é a aptidão para criar, tributos. No Brasil, por injunção do princípio da legalidade, os tributos são criados, por meio de lei, que deve descrever todos os elementos essenciais da norma jurídica tributária.

2.4.7 - Conceito de Mercado de Capitais.

O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

2.4.8 - Estrutura do sistema financeiro nacional, e suas funções.

O Sistema Financeiro Nacional – SFN - pode ser subdivido em entidades normativas, supervisoras e operacionais.

As entidades normativas são responsáveis pela definição das políticas e diretrizes gerais do sistema financeiro, sem função executiva. Em geral, são entidades colegiadas, com atribuições específicas e utilizam-se de estruturas técnicas de apoio para a tomada das decisões. Atualmente, no Brasil funcionam como entidades normativas o Conselho Monetário Nacional – CMN, o Conselho Nacional de Seguros Privados - CNSP e o Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC.

As entidades supervisoras, por outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com