TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar Individual 4 Semeste

Artigos Científicos: Portifolio Unopar Individual 4 Semeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVOS 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 CONCEITO DAS PROPRIEDADES ACID (BANCO DE DADOS) 5

3.2 SISTEMAS OPERACIONAIS PARA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS” 5

3.3 ESTRUTURA DE DADOS 5

3.4 “NOSSA LOCADORA DE LIVROS” – DIAGRAMA DE CASO DE USO 6

3.4.1 VANTAGENS DOS DIAGRAMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 6

3.4.2 FINALIDADE DA CRIAÇÃO DE DIAGRAMAS DE CASO DE USO 6

3.4.3 DIAGRAMAS DE CLASSE 6

3.5 HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA 6

4 CONCLUSÃO 8

5 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo o exercício dos conteúdos abordados nesse 3º período, aplicando diversos conceitos e técnicas como ACID (Banco de Dados), Fila e Pilha (Estrutura de Dados), Diagrama de caso de uso entre outros.

2 OBJETIVOS

Esta produção textual tem por principal objetivo nos preparar para a realidade do processo de informatização de uma empresa, para que o processo administrativo da mesma seja mais ágil.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 CONCEITO DAS PROPRIEDADES ACID (BANCO DE DADOS)

Todo SGBD aplica o conceito ACID em seu funcionamento, onde cada letra deste acrônimo representa uma propriedade; se um sistema de banco de dados não aplicar essas quatro propriedades plenamente não poderá ser considerado um verdadeiro SGBD. São elas:

Atomicidade: Se diz que uma transação é atômica porque não pode ser dividida em partes, ou ela é realizada totalmente ou na será realizada.

Consistência: No início e no fim de uma transação os dados devem estar consistentes.

Isolamento: Refere-se a integridade de uma transação independente de outras concorrentes a integridade deve ser mantida.

Durabilidade: Não pode ser apagado do banco de dados sem que uma outra transação o faça.

3.2 SISTEMAS OPERACIONAIS PARA “NOSSA LOCADORA DE LIVROS”

O sistema da “Nossa Locadora de Livros” pode ser desenvolvido em, praticamente, qualquer sistema operacional. Os mais comuns seriam: MS Windows, Linux e MAC OS X. O Linux seria uma opção de qualidade, gratuita e segura, sendo compatível com praticamente todo o hardware existente no mercado. O Windows e o MAC seriam as opções pagas, onde o Windows seria a opção mais barata e popular e o MAC a mais cara, pois teríamos que comprá-lo juntamente com o hardware da Apple, porem um sistema mais robusto que o Windows com um núcleo em BSD.

3.3 ESTRUTURA DE DADOS

FILA:

FIFO - O primeiro elemento que entrar será o primeiro a sair. Cada elemento armazena um ou vários dados (estrutura homogênea ou heterogênea) e um ponteiro para o próximo elemento, permitindo o encadeamento e a linearidade. Temos as seguintes operações nesta estrutura: inserir na fila, consultar toda a fila, remover e esvaziá-la. Nas filas as remoções acontecem no ponteiro INICIO e as inserções no ponteiro FIM.

PILHA:

FILO: O último elemento que entrar será o primeiro a sair. Cada elemento armazena um ou vários dados (estrutura homogênea ou heterogênea) e um ponteiro para o próximo elemento, permitindo o encadeamento e a forma linear. Temos as seguintes operações nesta estrutura: inserir na pilha, consultar toda a pilha, remover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com