TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopra Normas ABNT

Pesquisas Acadêmicas: Unopra Normas ABNT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

O presente texto tem como objetivo abordar assuntos baseados no artigo Angústia da vida executiva onde se coloca as claras a vida estressante que a maioria dos executivos leva, artigo publicado pela revista Época Negócios com critérios ao âmbito dos Recursos Humanos, tendo em vista o comportamento humano, tomando como base os aspectos e conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

Um dos principais vilãs responsável pelo aumento da tensão no mundo executivo é a globalização. Fazendo com que os executivos sejam mais competitivos com isso a tensão em permanecer no topo requer muito trabalho as vezes o tempo todo, até mesmo em casa lendo todos os e-mails , com celular, laptops, notebook que os permitem acessar a internet em qualquer lugar e tempo englobando assim a todas essas facilidades ocasionam o estresse associado ao desgaste anormal humano devido as cobranças e as pressões cada vez maiores que as empresas fazem em busca de resultados e lideranças, ocasionando também o sofrimento patogênico no trabalho e o cansaço físico e mental.

Afetando também sua visa pessoal levando-o ao sofrimento, pois, recebem ordens que devem ser cumpridas a um prazo curto retirando seu lazer, sua intimidade com sua família e parentes, tudo se torna um grande desgaste, gerando angústias. Ao chegar ao topo às cobranças são muito maiores e muitos executivos não conseguem conciliar a vida pessoal com a profissional gerando assim um alto índice de infelicidade no trabalho e na vida pessoal.

Um departamento de Recursos Humanos que se preocupa em ouvir seus trabalhadores sejam eles de qualquer nível hierárquico tem mais chances de ser bem sucedido em sua tarefa de motivar e desenvolver pessoas. Além disso, pode oferecer ferramentas e processos de desenvolvimento de competências. Dessa forma torna-se imprescindível a empresa oferecer além da segurança das pessoas que nela trabalham a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de trabalho, ou seja, deve haver interesse e responsabilidade da área de gestão de pessoas e Recursos humanos em situações como as descritas no artigo se envolvendo e participando, dando iniciativa, motivando, respeitando, confiando, como formas de amenizar as manifestações do estresse e sofrimento no trabalho.

Com isso o clima organizacional das empresas mencionadas no artigo não existe um grande nível de satisfação dos seus executivos, pois a dedicação extrema tem sido mais vista como um tempo perdido pelo excesso de trabalho do que uma satisfação de poder e dinheiro, pois existe um predomínio de tensão, conflitos gerando um desinteresse pelo cumprimento de tarefa.

Sendo assim o impacto de tudo que os executivos vivenciam é cabível que a cultura e o comportamento organizacional que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro da organização, tendo como proposito utilizar este conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional sejam afetados.

No artigo estudado as culturas organizacionais das organizações estão sem estabilidade, com seus executivos frustrados sem comportamentos funcionais que contribuem para que se alcancem as metas da organização. Uma organização com uma forte cultura organizacional oferece aos funcionários uma compreensão clara da maneira como as coisas são feitas oferecendo uma estabilidade á organização. Toda organização tem uma cultura, que dependendo de sua força, pode ter uma influência significativa sobre o comportamento e as atitudes de seus membros.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com