TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Urbanismo Em Salvador

Pesquisas Acadêmicas: Urbanismo Em Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

O crescimento desordenado da cidade

O urbanismo é o planejamento do desenvolvimento das cidades que se dá pelo crescimento da população que nasce na cidade ou que vem para ela em busca de infraestrutura de qualidade. Quando uma cidade é bem planejada, trás benefícios para os habitantes, mas quando isso não acontece, muitos problemas surgem, os quais às vezes são irreparáveis, a prova disso é a cidade de Salvador.

Salvador é uma das primeiras cidades do Brasil e apresenta, como várias outras do país, graves problemas que refletem a má distribuição de renda. Dentre estes problemas destacamos a questão residencial, o acelerado crescimento dos bairros populares e os seus impactos sobre o meio ambiente [...]. (REGINA, M. E. R.; FERNANDES R. B. 2005, p. 119)

O crescimento acelerado e de forma desordenada de Salvador resultou em problemas como, por exemplo: criminalidade, desemprego, destruição do meio ambiente e desenvolvimento de sub-habitações. Nem sempre Salvador foi uma cidade desorganizada, muito pelo contrário, ela foi planejada e idealizada para atender as necessidades de primeira capital do Brasil. Mas hoje a ideia de planejamento é algo discutível.

Salvador teve sua expansão devido a fatores como o desenvolvimento do centro urbano onde está situado o poder público, fazendo com que a cidade crescesse em regiões periféricas e sem infraestrutura de qualidade. Segundo Teles, 2012, o crescimento da cidade, porém, agravou os problemas sociais. A população mais pobre concentra-se em bairros que se estendem em direção norte, geralmente sem infraestrutura urbana. Esses bairros tem o serviço público escasso, o que contribui para a formação de favelas, resultando na exclusão social de todas as formas e muito além, causando a violência.

Se houvesse em Salvador um planejamento contínuo e flexível, que estivesse à frente das demandas de crescimento da cidade com a previsão da adequação das residências os fatores violência e desigualdade poderiam ser atenuados.

João da Silva e Rozely Santos definem planejamento ambiental como:

Um processo contínuo que envolve coleta, organização e análise sistematizada das informações, por meio de procedimentos e métodos, para se chegar a decisões ou escolhas acerca das melhores alternativas para o aproveitamento dos recursos disponíveis em função de suas potencialidades, e com a finalidade de atingir metas específicas no futuro, tanto em relação a recursos naturais quanto à sociedade.

Sem o planejamento ambiental e uma supervisão rígida as pessoas invadem áreas desocupadas e habitam irregularmente, desmatando para a construção de casas que a maioria das vezes são construídas em locais de risco. Dentre os problemas ambientais encontrados em Salvador, o que chama atenção é o desmatamento indiscriminado para a construção das vias de acesso e dos inúmeros imóveis instalados, o acúmulo de lixo e consequente erosão das encostas, pois estão diretamente ligados a falta do planejamento urbano, e é preciso apenas ser flexível e pensar sempre um passo a frente das “ações problemas”.

Segundo Fernandes, 2004, embora seus habitantes vivam a cidade segundo a lógica dos bairros, Salvador não possui uma delimitação geográfica dos mesmos em nenhum dos órgãos oficiais ou não oficias da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com