TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Uso De Equipamentos De Proteção Individual Por Funcionários De Unidades De Alimentação E Nutrição

Por:   •  26/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

  1. Andréa Breuer; Cinara Luiza Burckardt; Felipe Saretta; Luciana Cadorin Baretta; Suélen Nunes Petri¹

Marina Pizzi²

  1. INTRODUÇÃO

        Devido a grande importância do uso de equipamentos de proteção individual, principalmente em áreas da saúde ligadas a nutrição, este estudo foi realizado uma revisão bibliográfica, composta por consultas em artigos, dissertações, teses, projetos e navegações pela internet, que abordam essa questão.

     

        Os equipamentos de proteção individual, conhecidos por sua sigla EPI´s, são todos os dispositivos ou produtos de uso individual que devem ser utilizados pelo trabalhador para a sua proteção de riscos que ameacem sua segurança e saúde no trabalho (NR06). São exemplos de equipamentos EPI’s: máscaras, luvas, óculos de proteção, botas, protetor auricular, entre outros. A Lei n.º 6.514/77 que faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho, regulamentada pela NR6, aborda sobre os equipamentos de proteção individual, prevendo a obrigatoriedade do seu uso por meio do empregador e do empregado e orienta também sobre a fabricação e comercialização desses produtos, que devem contar com um certificado de aprovação.

         Na área da saúde, o uso destes equipamentos sempre foi de extrema importância, pois os profissionais estão expostos a vários riscos no seu ambiente de trabalho, principalmente de ordem biológica (RIBEIRO, et al. 2010). Com o surgimento do novo coronavírus (Sars-CoV-2), causador da doença Covid-19, o uso de EPI’s precisou ser redobrado, pois os meios principais de transmissão desta doença ocorrem pelo contato direto de pessoas, mãos e superfícies contaminadas.

        No setor alimentar, além de garantir a saúde física do profissional com o uso dos equipamentos de proteção individual, é necessário o cuidado com a qualidade do ambiente, a capacidade técnica para a sua realização, a atenção com as boas práticas de manipulação e a precaução com a higiene dos alimentos, tudo para a obtenção de um produto alimentar de qualidade (HAGEN, 2012).

        A importância do material de EPI é indiscutível, sendo assim, foi realizado um estudo na UAN do refeitório de um hospital público de Porto Alegre, Brasil, que atende funcionários e acompanhantes de pacientes, com o objetivo de averiguar o conhecimento dos funcionários quanto ao uso de EPI’s e possíveis motivos de uso inadequado e percepção sobre os riscos ambientais. Segundo Hagen et al. (2012): “O quadro técnico inclui três nutricionistas, cinco técnicos de nutrição, um auxiliar de serviços gerais, treze cozinheiros, cinco estoquistas e trinta atendentes de nutrição divididos em três turnos de trabalho”.

Após aplicar o questionário avaliativo obtiveram a seguinte conclusão:

Com base nas informações coletadas no presente trabalho, pode-se afirmar que os funcionários da UAN do refeitório deste hospital são conscientes em relação à importância do uso dos EPIs e dos riscos do ambiente de trabalho. Diagnosticou-se a necessidade de capacitação dos trabalhadores em relação à finalidade do uso de cada luva e de se analisar alternativas para amenizar o desconforto causado pelo protetor auricular e pelo sapato de segurança. Os administradores do serviço de alimentação devem estar conscientes em relação às implicações diretas e indiretas das instalações e ambientes de trabalho. O trabalho em conjunto de diversos setores da empresa apresenta-se como a principal alternativa para a manutenção da segurança no ambiente de trabalho. É necessário assegurar a qualidade de vida dos recursos humanos, para que a sociedade possa dispor de profissionais que desenvolvam com excelência funções ligadas ao processamento, distribuição, armazenamento e consumo de alimentos. (HAGEN et al., 2012).

Com base no resultado deste estudo podemos constatar que se faz necessária uma melhoria contínua, além de reforçar o uso corretamente dos EPI’s, com o objetivo de instruir o trabalhador sobre as referidas normas de segurança e fazer uso obrigatório dos EPI’s, sempre que sua atribuição ofereça riscos à sua saúde. Ainda, vale ressaltar que para garantir a segurança do usuário, o mesmo que notar que o EPI apresenta alterações, desconfortos e danos em sua funcionalidade, ele se torna responsável pela sua conservação e deverá comunicar ao setor de segurança de Trabalho sempre que tais características forem apresentadas.

  1. REFERÊNCIAS

BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. NR-6 – Programa de Controle Médico de Segurança Ocupacional. Normas Regulamentadoras de da Secretaria de Segurança no Trabalho. 2001.

HAGEN, Martine Elisabeth Kienzle et al. O uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários de unidade de alimentação e nutrição de um hospital público do sul do Brasil. Nutrição Brasil, Porto Alegre, v. 3, n. 11, p. 176-180, maio 2012.

HAGEN, Martine Elisabeth Kienzle; SOLTYS, Aurélia Ana; VALMÓRBIDA, Júlia Luzzi; LOUZADA, Maria Laura da Costa; ZANI, Valdeni Terezinha. O uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários de unidade de alimentação e nutrição de um hospital público do sul do Brasil. Nutrição Brasil – maio/junho, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Maria-Laura-Louzada/publication/279178682_O_uso_de_equipamentos_de_protecao_individual_pelos_funcionarios_de_unidade_de_alimentacao_e_nutricao_de_um_hospital_publico_do_sul_do_Brasil/links/558c3c0308ae591c19d9f621/O-uso-de-equipamentos-de-protecao-individual-pelos-funcionarios-de-unidade-de-alimentacao-e-nutricao-de-um-hospital-publico-do-sul-do-Brasil.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2021.

______. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 06 Equipamento de Proteção Individual – EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.

RIBEIRO, Luana Cássia Miranda; SOUZA, Adenícia Custódia Silva e; NEVES, Heleny Carneiro Cunha; MUNARI, Denize Bouttelet; MEDEIROS, Marcelo; TIPPLE, Anaclara Ferreira Veiga. Influência da exposição a material biológico na adesão ao uso de equipamentos de proteção individual. 2010. Disponível em: <https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/8282/6083>. Acesso em: 16 nov. 2021.

VOLK DO BRASIL. Lei Do Uso De EPIs: Entenda As Penalidades Para Quem Não Cumpre. 23 mai. 2019. Disponível em: <https://blog.volkdobrasil.com.br/lei-do-uso-de-epis-entenda-as-penalidades-para-quem-nao-cumpre/>. Acesso em: 16 nov. 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com