TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Polimero

Ensaios: Uso De Polimero. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O uso de concreto reforçado com fibras de polipropileno vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, devido à capacidade desta em aumentar o desempenho dos concretos quando submetidos a altas temperaturas. Este trabalho teve como objetivo principal a investigação das reações que acontece na argamassa de cimento Portland, reforçadas com fibras de polipropileno, apresentando o mesmo fator água/cimento, quando submetida a altas temperaturas. Os corpos de prova foram elaborados com argamassa composta de uma parte de cimento, três de areia normalizada, em massa, com a relação água/cimento (a/c) igual a 0,50. As amostras foram submetidas a tratamento térmico nas temperaturas de 300ºC e 600ºC. Foram retiradas amostras para ensaio por termogravimetria dos corpos de prova submetidos aos tratamentos térmicos e dos corpos de prova de referência (não submetidos aos tratamentos térmicos prévios). O aparelho utilizado foi um Shimadzu TGA-50 Termogravimetric Analyser. A temperatura máxima foi de 1100°C e a taxa de aquecimento foi de 10°C/min. Os resultados de TGA obtidos para a amostra sem fibra, tratada termicamente a 600°C, mostraram que houve uma perda de massa praticamente constante até 700°C, ponto atribuído a descarbonatação dos cristais de carbonato de cálcio. Os resultados de TGA obtidos para a argamassa com fibra, tratada termicamente a 600°C, mostraram uma perda de massa praticamente constante até a temperatura de 450°C, ponto atribuído à desintegração das fibras residuais de polipropileno.

1 INTRODUÇÃO

A argamassa é composta basicamente de cimento ou cal, areia e água. Possui uso em larga escala na construção civil, sendo utilizadas em estruturas a revestimentos de fachadas de uma obra (ABCP, 2008). O tipo de argamassa mais utilizado na construção civil é constituído basicamente de cimento. A argamassa de cimento é composta, essencialmente, por cimento Portland (aglomerante), areia (agregado miúdo) e água. Este tipo de argamassa tem emprego específico, como por exemplo, na confecção de pisos e estruturas de concreto.

Segundo Mehta e Monteiro (1994) o concreto é composto basicamente de cimento, areia, água (argamassa) e brita (agregado graúdo). É o composto de maior versatilidade na construção civil e o segundo de maior uso pelo homem, com cerca de 6,0 bilhões de toneladas por ano, ficando atrás apenas da água. Porém há uma preocupação em relação ao seu uso, quanto à destruição de sua estrutura, causada pela exposição a altas temperaturas como em casos da indústria nuclear, por exemplo, nas estruturas de contenção dos reatores nucleares ou nas estruturas de repositórios de rejeito, ou até mesmo em casos de incêndios causados por acidentes em edifícios e túneis (LION et al. 2005; ABCP, 2008).

O uso de fibras poliméricas está sendo alvo de estudos na tentativa de minimizar as deficiências do concreto exposto a altas temperaturas (NINCE e FIGUEIREDO, 2008). Pesquisadores têm mostrado que a adição de fibras poliméricas a pasta de cimento, melhora o desempenho dos concretos expostos a altas temperaturas, devido à capacidade das fibras em modificar a microestrutura do material (COSTA et al, 2002). As fibras de polipropileno por possuírem ponto de fusão em torno de 170ºC criam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com