TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do Feller

Dissertações: Uso Do Feller. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

O uso do equipamento Feller Buncher no processo de colheita de eucalipto na empresa Veracel celulose na cidade de Eunápolis/Ba, busca reduzir o custo de produção no processo de colheita de toras curtas em talhadia, (condução de rebrotas), utilizando pioneiramente, o Feller Buncher, harvester e forwarder, reduzindo o custo com pneus, sistema de transmissão e reduzindo a principal causa de lesões ergonômicas do operador, (forwarder); e o custo do conjunto de corte e material de corte (harvester). O Feller é um equipamento específico para a operação de derrubada. Isso trará mais segurança, melhoria dos aspectos ergonômicos e melhor aproveitamento da floresta.A operação convencional que é praticada com o harvester gera tocos altos ocasionando os problemas mencionados e consequentemente o aumento demasiado dos custos. Com o novo sistema o que foi constatado que houve um aumento de disponibilidade mecânica atribuída ao fato de não ter mais derrubada reduzindo os impactos absorvidos pelo cabeçote, aumentando a vida útil das mangueiras e redução do consumo de óleo hidráulico o que contribui com o meio ambiente.

Palavras-chave: Processo, custo e sistema.REVISÃO BIBLIOGRAFICA

É importante mencionar o modesto crescimento da área plantada, reflexo da lenta recuperação do comércio mundial e dos preços internacionais dos produtos de base florestal, que juntamente com a limitação imposta pela restrição à aquisição de terras por empresas brasileiras com maioria de capital estrangeiro, resultaram na postergação de projetos da indústria de base florestal e de investidores independentes (ABRAF, 2012).

Os investimentos em programas sociais realizados pelas empresas associadas também consolidaram o papel do setor como indutor de desenvolvimento. A despeito das limitações da infraestrutura e logística do país e da instabilidade da economia internacional, a conjuntura atual proporciona oportunidades para a consolidação do Brasil como uma das principais potências da indústria mundial de base florestal (ALIPIO, 2012).

De acordo com Rezende (2012), é importante que as empresas articulem a remoção de barreiras para o desenvolvimento setorial e priorizem a melhoria dos processos industriais e silviculturas, bem como, os investimentos em inovação tecnológica. O resultado desse processo será o aumento da competitividade, a redução dos custos de produção e a nova rodada de investimentos no setor.

No âmbito social, as atividades da cadeia produtiva do setor contribuíram para a geração de 4,4 milhões de empregos e para um investimento de R$ 149,0 milhões em programas de inclusão social, educação e meio ambiente, beneficiando 1,3 milhão de pessoas e aproximadamente mil municípios localizados nas regiões de influência das empresas, consolidando o setor brasileiro de base florestal como indutor de desenvolvimento econômico e social do país.

Os projetos de reflorestamento tiveram inicio no Brasil com a introdução do eucalipto em 1904, como matéria prima destinada á produção de lenha de dormentes no estado de são Paulo e estenderam-se para todo o centro sul do brasil(SBS,2007).Originário da Austrália e da Indonésia, o eucalipto é hoje uma das principais fontes de matéria-prima para produzir papel. Pertence ao gênero Eucaliptus, que reúne mais de 600 diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com