TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do GPS

Ensaios: Uso Do GPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

1.INTRODUÇÃO

O levantamento topográfico é uma atividade antiga, mas ainda bastante executada. Tem por finalidade promover a representação do relevo da superfície terrestre sobre um plano topográfico através de coordenadas de um conjunto de pontos, que descrevam geometricamente dados necessários para o desenho de uma determinada área do terreno. A realização desse levantamento requer a coleta de informações e com o decorrer do tempo e o avanço das tecnologias, o uso da estação total e teodolitos entre outras ferramentas foram utilizadas na obtenção dessas informações. Atualmente, é possível dispor da tecnologia do GPS, para sondar e demarcar o solo de maneira precisa.

O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um sistema via satélite que foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tem como função básica permitir aos usuários determinar suas posições em qualquer instante e em qualquer lugar da terra, expressas em latitude, longitude e alturageométrica, em função das coordenadas cartesianas X,Y,Z.

2.TIPO DE GPS

O Sistema de Posicionamento Global, GPS, direcionado ao levantamento topográfico podem ser, basicamente, de dois tipos: o GPS Absoluto e o GPS Geodésico ou Diferencial. O GPS Absoluto por ser menos preciso, teoricamente não poderia ser utilizado para fins profissionais, mas atualmente com a extinção induzida dos sinais dos satélites pelas forças armadas dos EUA este equipamento se tornou preciso o suficiente para este fim.

Já o GPS Geodésico é mais preciso do que o GPS Absoluto, pois ele consegue captar duas frequências emitidas por satélites (L1 e L2) e os transforma em coordenadas obtendo-se em tempo real a posição exata de qualquer ente, seja ele objeto, homem ou veículo tendo uma precisão de centímetros ou milímetros eliminando o efeito da refração ionosférica. A diferença do GPS Geodésico para o Absoluto além da precisão está também no custo, pois ele apresenta elevados preços para empresas de pequeno porte onde muitas não podem arcar com tais despesas. Com isso o GPS Absoluto não substitui o Geodésico na maioria das atividades que exigem precisões simétricas.

3.FUNCIONAMENTO BÁSICO

O sistema de posicionamento global,GPS, tem como funcionamento básico conhecer a posição em termos de latitude, longitude e até da altitude, embora esta com valores pouco precisos, controlar a velocidade, cronometrar o tempo e armazenar coordenadas de posição possibilitando a reconstituição de percursos de viagem.

Para o seu funcionamento utiliza-se 24 satélites geoestacionários, que se encontram a uma altitude aproximada de 20.000 km e que efetuam uma volta à Terra de 12 em 12 horas, enviando continuamente sinais de rádio, regulados por relógios atômicos. Os sinais enviados por um conjunto de pelo menos 4 satélites traduzem a sua localização e o seu código de identificação 24 horas por dia, processo que se designa por triangulação. Em seguida é determinada a distância relativa do receptor, a cada um dos satélites, onde a distância é igual a velocidade de propagação de onda vezes tempo.Com os valores encontrados da distância de cada satélite e da intersecção das três esferas é possivel calcular a sua posição em qualquer lugar do mundo com um erro muito pequeno.

4.PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A descrição do sistema de posicionamento global é constituído em três componentes: sistema espacial, sistema de controle e sistema do usuário.

• No sistema espacial, este segmento é constituído por uma constelação de 24 satélites distribuídos em 6 planos orbitais igualmente espaçados, com 4 satélites visíveis acima do horizonte em qualquer ponto da superfície ou altura.

• No Sistema de Controle as estações de controle distribuídas em torno da Terra tem o objetivo de fazer o monitoramento e controle dos satélites, determinar o tempo GPS, calcular as correções dos respectivos relógios e atualizar as mensagens de navegação de cada satélite.

• O Sistema do Usuário inclui todos aqueles que usam um receptor GPS para receber e converter o sinal em posição, velocidade e tempo.

5.APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Com a rápida e constante evolução das tecnologias, o GPS tem sido cada vez mais aplicado nas obras de engenharia. É muito empregado atualmente em serviços topográficos e geodésica, pois possibilita a localização espacial de um ponto no terreno em tempo real.

Em alguns casos, o entusiasmo pela sua utilização, tem proporcionado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com