TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do Solo

Artigos Científicos: Uso Do Solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo

A tecnologia da informação tem evoluído muito nos últimos anos e está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. As empresas também tem sido afetadas por esta evolução. Os sistemas de informação tem o poder de mudar a forma como as empresas trabalham, tornando as organizações mais preparadas para atuar no mercado competitivo. A cada dia surgem novos aplicativos e soluções que as organizações podem utilizar para melhorar sua eficiência e produtividade.

Devido à rápida evolução da tecnologia da informação, o processo de gestão de tecnologia dentro das empresas se torna cada vez mais complexo. As organizações precisam gerenciar diversos aspectos, tais como o desenvolvimento e implantação de novos aplicativos, o funcionamento dos sistemas de informação e o impacto da adoção de novas tecnologias nas relações humanas dentro das empresas. O planejamento de sistemas de informação surge como uma ferramenta eficaz, capaz de ajudar o processo de gestão de tecnologia da informação.

Tecnologia da Informação na Organização

Os sistemas de informação tem um papel fundamental dentro das empresas hoje em dia. A tecnologia da informação tem evoluído ao longo dos anos e a sua utilização, cada vez maior, dentro das organizações tem contribuído de forma significativa para o aumento da produtividade e eficiência. Ao mesmo tempo, fenômenos tais como a globalização e a emergência de uma economia cada vez mais baseada em serviços tem provocado mudanças no ambiente de negócios.

Um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informação para tomada de decisões e controle dentro de uma empresa, de acordo com [LL97]. Esta definição, entretanto, apresenta uma visão puramente técnica de sistemas de informação. É preciso redefinir o conceito de sistemas de informação a partir de um ponto de vista dos negócios e da própria organização. Os sistemas são parte das organizações. Uma organização é constituída de pessoas e tem sua estrutura de trabalho, procedimentos de operação, políticas e uma cultura própria. Tais fatores devem ser levados em conta no planejamento e desenvolvimento de sistemas. Assim, não basta definir sistemas de informação com uma solução técnica. Assim, de acordo com [LL97] sistemas devem ser definidos também da seguinte forma: sistemas de informação são uma solução organizacional e gerencial, baseada em tecnologia da informação, em resposta a um desafio ou problema imposto pelo ambiente de negócios.

Impacto da Tecnologia sobre os Negócios

A tecnologia da informação tem o poder de modificar a empresa. A evolução dos sistemas de computação e o barateamento dos computadores e equipamentos colaboraram para disseminação dos sistemas de informação por toda a organização nos últimos anos. A tecnologia da informação pode promover diversos níveis de mudança organizacional. As empresas que fizerem investimentos adequados em sistemas de informação podem aproveitar melhor seus benefícios, tornando a empresa mais preparada para competir no ambiente de negócios.

As organizações podem obter vantagem competitiva através da tecnologia da informação. Isso pode ser feito de três formas, de acordo com [Por93]:

 Redução de custos;

 Diferenciação;

 Escopo competitivo.

Como já foi dito anteriormente, a tecnologia pode promover diversos níveis de mudança. [LL97] enumera os seguintes tipos de mudança:

 Automação;

 Racionalização de tarefas;

 Reengenharia de processos;

 Mudança de paradigma.

A automação lida com a informatização de tarefas antes realizadas de forma manual. A informatização tem como conseqüência imediata o aumento da produtividade. A racionalização de tarefas, por sua vez, está diretamente relacionada a automação. Como resultado da automação, surgem gargalos no sistema de informação. A racionalização de tarefas trata de eliminar estes gargalos, tornando o sistema mais eficiente.

A reengenharia de processos, por sua vez, trata de reorganizar os processos dentro da organização. Os diversos procedimentos de trabalho são revistos e soluções baseadas em tecnologia são propostas. Como resultado, um novo conjunto de processos é criado, tornando a empresa mais eficiente. Por fim, a mudança de paradigma muda a natureza dos negócios da empresa.

Portanto, o uso da tecnologia da informação pode contribuir de forma bastante positiva dentro das empresas. As organizações devem avaliar as oportunidades para introdução de novos sistemas de informação, analisando o impacto em termos de vantagem competitiva e mudanças dentro da organização. A despeito dos benefícios gerados pela introdução de novos sistemas, as dificuldades com relação à gestão de tecnologia da informação devem ser levadas em conta.

Gestão de Tecnologia da Informação

O uso de tecnologia da informação no ambiente empresarial está cada vez mais disseminado. Sistemas de informação estão presentes nos mais diversos setores da economia hoje em dia. Por outro lado, a rápida evolução das tecnologias, e sua importância estratégica para os negócios da empresa, torna cada vez mais difícil a gestão da tecnologia da informação dentro das organizações. O planejamento de sistemas de informação é uma solução gerencial para os desafios impostos pela utilização da tecnologia no ambiente organizacional.

A introdução de sistemas de informação dentro da organização envolve mais que a instalação e implantação de hardware e software. A implantação de um novo sistema altera a forma de trabalho das pessoas, alterando os empregos, habilidades, gerência e organização. Por esse motivo, ao projetar sistemas de informação, uma organização está redesenhando a si própria. As organizações precisam gerenciar os diversos aspectos relacionados a tecnologia da informação dentro da empresa. A gestão de tecnologia da informação se aplica a diversos domínios:

 Gerência de aplicações;

 Gerência de tecnologia;

 Gerência de desenvolvimento de aplicações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com