TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso Do Solo

Trabalho Universitário: Uso Do Solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Uso do solo

O Planejamento do uso do solo em bacias hidrográficas é uma tarefa complicada e muitas vezes complexa, pois existem várias relações de interesse entre os setores produtivos da sociedade e muitas atividades humanas que podem se distribuir no espaço, o que gera às vezes alguns conflitos. O uso do solo vai apresentar-se como um principal indicador das forças que vão promover o desenvolvimento da região.

Um exemplo de como o estudo mais amplo e profundo para uso do solo é necessário é que à medida que a ocupação urbana na bacia aumenta, as áreas impermeabilizadas também crescem o que gera um tempo de recorrência de precipitações menor. Ocorre juntamente com esses fatores a redução de perdas por infiltração, aumento e velocidade de escoamento superficial o que gera problemas de drenagem, ou seja, enchentes. (Vaeza et al., 2008).

Segundo a prefeitura de Belo Horizonte o uso do solo na bacia do cercadinho vai dividir-se em três tópicos:

• Áreas edificadas

• Áreas não edificadas

• Áreas de preservação

Quanto às áreas edificadas o uso do solo nessa região destina-se em grade parte aos edifícios domiciliares. A região onde se encontra os Bairros Buritis e Estoril passou a ser ocupada e a ser considerada extensão da malha urbana de Belo Horizonte na década de 80. Inicialmente apenas era permitida a construção de residências unifamiliares e horizontais, mas com o tempo a construções de edifícios também foram permitidas.

O bairro Havaí, é ocupado, nas margens do Córrego do cercadinho, onde se encontra uma vila, que sofre com enchentes permanentes e recebimento de esgoto não tratado dos bairros Buritis e Estoril, o que mostra problemas de ocupação do solo.

O conjunto Estrela D’alva representa o uso de edifícios populares. E também há uso do solo por parte dos setores produtivos como áreas de lazer, instituições educacionais, hospital, subestação de energia, eta, reservatório de água tratada, mineração, entre outros.

Na parte do alto do cercadinho, que vai corresponder a área não edificada, a taxa de urbanização vai ser muito baixa e as características do meio, como cobertura vegetal e hidrografia são próximas da original.

A fauna, a flora, o manancial de água, o solo e a paisagem que constitui a mata do Cercadinho (mata atlântica e também existe no local a presença do cerrado) estão protegidos contra o desmatamento, se destinando a preservação e recuperação de ecossistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com