TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização De Um Multimetro

Ensaios: Utilização De Um Multimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

1

Determine o limite de amperagem para seu multímetro digital. Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir voltagem, resistência e amperagem. Cada modelo é projetado para medir uma determinada quantidade de corrente elétrica, e este limite precisa ser compatível com o circuito elétrico a ser medido. Por exemplo, a passagem de 200 A por um multímetro projetado para 10 A ocasionará o rompimento do fusível. O limite de amperagem estará indicado no aparelho ou no manual do proprietário.

2

Selecione a função apropriada no multímetro. A maioria dos multímetros possui funções para medição de várias grandezas distintas. Para medir amperagem, é necessário selecionar a função para medição de corrente contínua (DC) ou alternada (AC), de acordo com o circuito elétrico a ser testado. A fonte de energia do circuito determinará o tipo de corrente. Por exemplo, a energia doméstica utiliza corrente alternada, enquanto uma bateria utiliza corrente contínua.

3

Selecione a escala no multímetro. Para assegurar-se de que o fusível não seja danificado, selecione a escala com limite de amperagem bem acima da leitura pretendida. Caso o display do multímetro não apresente nenhum valor quando conectado ao circuito, selecione uma escala menor.

4

Insira os plugues nos terminais apropriados. Seu multímetro possui dois cabos, cada um contendo uma ponta de prova em uma ponta e um plugue na outra. Conecte os plugues nos terminais do multímetro designados para medição de amperagem; o manual do proprietário especifica os terminais corretos caso não estejam identificados com clareza.

5

Conecte o multímetro ao circuito para medir a corrente. Esta etapa é extremamente perigosa e pode causar choque elétrico caso esteja fazendo medições de corrente alternada doméstica ou outras fontes de energia de alta voltagem, ou mesmo de menor intensidade. Desligue todos os disjuntores e faça um teste para certificar-se de que a corrente alternada está desligada antes de iniciar o trabalho e manusear quaisquer fios, principalmente os desencapados. Não trabalhe em ambientes molhados ou com umidade elevada, pois pode haver condução elétrica, causando acidentes. Use luvas de borracha resistentes. Precauções adicionais podem ser necessárias. Consulte um livro de referência sobre eletricidade e segurança (evite textos da internet) antes de executar esta etapa, para saber com que tipo de sinal está lidando, e também sobre os perigos envolvidos e como prevenir-se. Considere que o isolamento dos fios pode estar comprometido por danos acidentais durante a instalação ou por serem antigos. A falta de isolamento pode causar choque elétrico. Sempre tenha alguém com um celular, que não esteja em contato físico com você, que possa telefonar para um número de emergência caso necessário. Esta pessoa deve possuir treinamento em primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar. Caso ocorra um choque elétrico, a outra pessoa pode tentar retirá-lo usando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com