TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEGETAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Nosso planeta apresenta diversos tipos de vegetações, que podem variar de acordo com a região onde se localizam. A espécie de vegetação referente a cada uma dessas regiões é definida por fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e forma de atuação das massas de ar. No caso de regiões de baixa latitude, encontram-se as florestas equatoriais, como por exemplo, a floresta Amazônica, no Brasil.

É comum encontrarmos esse tipo de vegetação em lugares quentes e úmidos. Suas principais características são a grande variedade de espécies e as folhas grandes, com um tom de verde bem definido. Existem também as florestas tropicais, localizadas na faixa intertropical litorânea, que possuem menor de variedades de espécies vegetais, além de tipos de vidas que não existem em outros locais. Outro tipo de vegetação é o cerrado (ou savana), encontrado no centro-oeste brasileiro, em parte da Austrália e do centro da África, e no litoral da Índia. Esse tipo caracteriza-se por plantas rasteiras e pequenas árvores que perdem suas folhas no período da seca.

Temos também os campos ou pradarias, tipo encontrado em regiões de clima temperado continental, como ocorre no norte dos Estados Unidos, sul do Canadá, norte da China, norte da Argentina etc. Essa vegetação nasce onde há pouca umidade para o crescimento de árvores, havendo somente um tapete herbáceo conhecido como gramíneas. Existem ainda as florestas temperadas, localizadas no Canadá, Estados Unidos e norte da Europa, além das florestas de coníferas, presentes em regiões subpolares, e a tundra, vegetação que surge em solos gelados. Veremos a seguir características da vegetação brasileira.

  1. VEGETAÇÃO BRASILEIRA

A vegetação Brasileira envolve um conjunto de formações vegetais distribuídas por todo o território brasileiro. O Brasil possui diferentes tipos de vegetação de modo que principais são: a floresta amazônica no norte, a mata dos cocais no meio-norte, a mata atlântica desde o nordeste até o sul, a mata das araucárias (mata dos pinhais) no sul, a caatinga no nordeste, o cerrado no centro, o pantanal no sudoeste, os campos no extremo sul com manchas esparsas em alguns estados do país e a vegetação litorânea desde o Amapá até Rio Grande do Sul.

  1. FLORESTAS BRASILEIRAS

A Amazônia Também conhecida como hiléia ou floresta latifoliada equatorial, recobre cerca de 49,29% do território nacional, estendendo-se pela Amazônia e parte das regiões Centro-Oeste Nordeste. Em 1953, foi estabelecida a Amazônia Legal, um limite territorial maior do que aquele ocupado pela floresta, utilizado para fins administrativos – inicialmente, para a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) e atualmente para a SUDAM (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia), ligada ao Ministério da Integração Nacional. A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e abrange a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Mato Grosso, além de parte do estado do Maranhão.

 A Amazônia constitui uma das mais extensas áreas florestais do mundo. Muito densa e fechada, com grande variedade de espécies, a floresta amazônica caracteriza-se por grande umidade, altos índices de chuva, elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica. Acompanhando essa floresta há uma emaranhada rede de rios, que correm num relevo onde predominam terras baixas (planícies e baixos-planaltos). Os solos são, em geral, pouco férteis.

Apesar de sua aparente uniformidade, a floresta amazônica abriga três tipos de associações, assim divididas: mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme.

  • Mata de igapó: constantemente inundada, é formada principalmente por palmeiras e árvores não muito altas, emaranhadas por cipós e lianas. É bastante rica em espécies vegetais;
  • Mata de várzea: mais compacta, sofre inundações periódicas (cheias). Apresenta árvores maiores, sobressaindo às seringueiras, por seu valor econômico;
  • Mata de terra firme: pouco inundada, é a que apresenta árvores mais altas. Nela são comuns o castanheiro, o guaraná e o caucho. As queimadas para a abertura de pastos, instalação de fazendas para criação do gado e plantações de diversos produtos agrícolas, os desmatamentos para retirada de madeira e a mineração são os principais impactos provocados pela ocupação humana na Amazônia.

floresta amazônica é uma verdadeira farmácia natural ao ar livre, cujas árvorescipós e outras espécies fornecem remédios para todos os males do corpo humano, desde doenças do coração até diabetes. Por isso tem sido cobiçada pelos maiores laboratórios do mundo, que têm extraído dela uma infinidade de medicamentos.

  1. MATA DOS COCAIS

A mata dos cocais abrange predominantemente os estados do Maranhão e Piauí (Meio-Norte), mas distribui-se também pelo CearáRio Grande do Norte e Tocantins. Está numa zona de transição entre os ecossistemas da floresta amazônica e da caatinga. É classificada como uma formação florestal, mas, na realidade, constitui uma formação vegetal secundária, por seu acentuado desmatamento. Nesse ecossistema predominam dois tipos de palmeira muito importantes para a economia local:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com