TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Artigo: VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  6.364 Palavras (26 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Rodrigues (2008) violência por definição é um comportamento humano que vise ou possa causar dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. È o ato atentatório contra a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo contra a vida de outro. É um fenômeno que permeia todo o tecido social e assume diferentes formas.

Os acidentes de trânsito e as variáveis que os circundam, tais como comportamento humano, tecnologia, engenharia de tráfego, entre outras, têm sido foco de preocupação social. A deficiência do sistema de transporte público e o aumento populacional, por exemplo, têm estimulado o uso do carro.

Embora o Código Nacional de Trânsito, em vigor desde 1998, constitua um marco no controle dos acidentes, assim, deve-se alertar para a reversão da tendência decrescente dos acidentes de trânsito observada no período imediatamente após sua implantação. Deve-se ressaltar que a elevada mortalidade por acidentes de trânsito representa um problema de saúde pública tanto no Brasil como em diversos países, observando-se no Brasil 19 óbitos/100.000 habitantes, no primeiro quinquênio dos anos 90.

Os jovens, especialmente do sexo masculino, são o grupo com maior envolvimento em acidentes de trânsito fatais (MACHADO, 2009).Os comportamentos no trânsito têm sido objeto de estudo, tanto no campo das ciências do comportamento humano quanto na saúde pública. Isso mostra que a tendência para acidentes pode ser prognosticada a partir das infrações referidas pelo próprio motorista. A velocidade auto referida também pode ser utilizada como bom indicador de envolvimento em acidentes.

Diante das elucidações acima este trabalho foi desenvolvido com o propósito de abordar de forma simples e objetiva a seguinte temática: Violência no transito. Visando proporcionar informações à cerca do termo violência, bem como enfatizando os tipos de violência e a sua relevância no trânsito.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Diante de um momento de enorme diversidade no comportamento do ser humano, no qual, com espanto, encontram-se manifestações que se traduzem em atos de extrema barbárie, a sociedade ainda convive com a violência no trânsito. Mas, o que fazer? Como se podem resolver os problemas de violência no transito na contemporaneidade?

1.2 HIPÓTESE

Acompanhando a mídia, é possível verificar uma gama de notícias que envolvem situações de imprudência no trânsito. Na grande maioria, tem sido observada a falta de preparo, impaciência, irresponsabilidade dos condutores, seja de automóveis ou mesmo motocicletas. Cabe enfatizar, que muitos motoristas não têm o devido preparo para estar na condução de veículos automotores, pois todo momento, surge uma nova tragédia, que vitimam, em muitos casos, pessoas inocentes como transeuntes que passavam no momento ou estavam em calçadas.

É importante enfatizar também, a atual convivência com pessoas que dirigem alcoolizadas, pois depois de ingerirem grande quantidade de bebida são incapazes de conduzirem seus veículos. Não sabem que os reflexos e qualquer reação ficam diminutos, impossibilitando algumas manobras que poderiam ser feitas normalmente em momentos de sobriedade. Além disso, convive-se, principalmente, nas grandes cidades, com um grande estado de “stress” e pressa, o que faz do motorista um elemento de perigo, pois depois de um dia de extremo trabalho, o regresso para seu lar passa a ser um desafio diante da grande quantidade de veículos, que provocam engarrafamentos quilométricos e aparentemente infindáveis.

Logo, cabe à esfera governamental providenciar Leis que punam com mais rigor os infratores e que criem mecanismos para mantê-los afastados dos veículos, confiscando suas habilitações, separando, assim os maus e bons motoristas.

1.3 JUSTIFICATIVA

Dentre as causas externas de morbimortalidade, os acidentes de trânsito têm especial relevância tanto pelo elevado custo econômico, quanto pelo sofrimento e pela perda de qualidade de vida que, muitas vezes, acarretam às vítimas, aos familiares e à sociedade como um todo. Pode ser considerado um evento, na maioria das vezes, evitável, pois o motorista, o motociclista, o ciclista e o pedestre deixam de desenvolver ações que, muito provavelmente, poderiam tê-lo evitado.

Evidencia-se o pouco conhecimento que a sociedade tem sobre o comportamento de motoristas e pedestres, as condições de segurança das vias e os custos humanos e ambientais do uso de tão grande frota de veículos. O aumento da frota de veículos tem sido um fenômeno mundial e, geralmente, o sistema viário e o planejamento urbano não acompanham esse crescimento.

O problema é potencializado nos grandes centros urbanos, onde a violência tem importância diferenciada dentre os agravos à saúde. A sub-registro da morbidade por acidentes de trânsito ainda é relevante, uma vez que só são incluídos os acidentes que chegam ao conhecimento da polícia e têm o boletim de ocorrência preenchido. Muitas vítimas chegam aos hospitais, para atendimento, e não são identificadas como vítimas de acidentes de trânsito, mas como de acidentes em geral. Essa deficiência de dados constitui um importante obstáculo para o desenvolvimento de programas de segurança no trânsito, pois prejudica a configuração e a análise do problema. Assim este trabalho justifica-se por apresentar em seu conteúdo uma temática relevante ao nosso cotidiano que é a importância da saúde no trânsito, o que poderá propiciar uma melhor qualidade de vida as pessoas, pois estará oferecendo aos acadêmicos e comunidade um conhecimento maior e mais adequado sobre o tema abordado.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 Objetivo Geral

Definir os principais motivos de conflitos de transito e proporcionar soluções para o caso.

1.4.2 Objetivos Específicos

 Destacar as e as contribuições da Psicologia no campo da Mobilidade Urbana e Trânsito;

 Esclarecer o papel da Psicologia do Trânsito com o Contran, Denatran, Conselhos de Regulamentação Profissional e órgãos ligados ao trânsito.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 VIOLÊNCIA E AGRESSIVIDADE

A palavra agressividade tem sua origem no latim aggredior, que, significa acometer, mover-se ativamente para um objeto qualquer, podendo ser interpretada como uma manifestação de força e afirmação pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com