TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIOLÊNCIA REFLEXÕES E CONTRADIÇÕES

Artigo: VIOLÊNCIA REFLEXÕES E CONTRADIÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 2

VIOLÊNCIA REFLEXÕES E CONTRADIÇÕES

Autor: João Edison de Souza

Palavras Chaves: Violência, Cidadão, Corrupção, Reflexão.

Narra o breve texto que, é muito fácil falar de violência quando ela atinge o vizinho, mas quando ela direta ou indiretamente atinge nossa porta o caso é bem diferente. Sejam a violência do Estado contra o cidadão, dos bandidos ou dos movimentos sociais espalhados no Brasil em forma de bloqueios, protestos, passeatas, quebra- quebra. Hoje devemos refletir sobre como anda nossa democracia, muitos dos que vão pra rua queimar ônibus, depredar patrimônio público se soubessem o que é viver na pele a ditadura militar não a provocariam novamente. Por outro lado as ruas são violentas, as pessoas estão violentas, seja o condutor de moto que parece não ligar para a própria vida ou o motorista que dirige para matar mesmo que depois diga que essa não era sua intenção. O Estado violenta o cidadão, seja por sua burocracia, corrupção, ineficiência ou cobranças exageradas de tributos, viver dignamente no brasil é muito caro, difícil e chega ser irresponsabilidade colocar filho nesta terra, e o país não tem coragem de discutir o controle de natalidade.

Os nossos governos são muito ruins embora os partidários digam o contrário. Os mais afoitos até patrulham os mais críticos, descaracterizando desqualificando e desautorizando qualquer opinião contraria ao governo federal, estadual, o municipal que os interessa. Esta rabula da democracia que não tem, coragem de se identificar também cometem violência. A educação que nada ensina, a saúde que não cura a mobilidade urbana que não sai dos projetos, o imposto pago que vira verbas escoadas pelo ralo são formas de violência.

Mas a violência que nos assusta é a da facada, do tiro, do estupro, do sequestro, dos roubos, e dos assaltos, porque estas estão vivas e são instantâneas. Precisamos refletir sobre o papel do estado, das instituições que o cercam, se faz necessário uma revisão no nosso código penal. O crime tem que parar de compensar no brasil. Os direitos Humanos precisam rever conceitos, as entidades religiosas precisam rever seus papeis, os partidos tanto os governistas quanto os opositores precisam colocar valores a frente de seus interesses individuais de poder. A reeleição é violência e tem que deixar de ser permitida. As chacinas nos assustam, os justiceiros nos assustam, os programas policiais assustam e a violência produzida pelo sabor da vingança nos assusta. Mas precisamos ficar mais assustados é com nossa violência. Porque quem sabe assim paramos as demais violências que faz a vida ficar tão arriscada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com