TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISITA TÉCNICA RESIDENCIAL SEVILHA

Casos: VISITA TÉCNICA RESIDENCIAL SEVILHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2013  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO

Aos dezesseis dias do mês de junho de 2012, a segunda fase do curso de Engenharia Civil da UNIARP, sob orientação da professora Solange Da Veiga Coutinho e dos Engenheiros da empresa Fortt, engenheiros Emerson Schmidt e Rômulo Sousa realizou-se uma visita técnica ao empreendimento Sevilha da referida construtora com o objetivo de constatar “in loco” como se desenvolve um empreendimento e observar a aplicabilidade de teorias ministradas durante o primeiro semestre de 2012, na disciplina de Gestão de Projetos de Engenharia Civil. Nesta visita o Engenheiro Emerson, responsável pela execução do empreendimento, efetuou uma apresentação descrevendo os objetivos do empreendimento. Relatou que inicialmente foi feita uma pesquisa de mercado e a empresa optou por construir um edifício residencial, cujas unidades possam ser contempladas pela linha de crédito do Programa Minha Casa Minha Vida, cujo valor à época do estudo era de R$ 80.000,00. Após isso, foi feita a definição do terreno e o valor, a definição da área total a ser construída e posteriormente a elaboração do Projeto. Foi terceirizado o serviço de elaboração do projeto estrutural do empreendimento, que ficou definido com um total de 5.679,00m² de área construída.

O Projeto contempla um Edifício Residencial Multipavimentos, sendo 10 pavimentos Tipo, com 08 apartamentos por andar, mais um pavimento contendo salão de festas e outras áreas comuns, totalizando 11 pavimentos. O Sistema Construtivo escolhido foi o de Alvenaria Estrutural com Blocos Cerâmicos. A Fundação foi executada sobre estacas, apenas com o diferencial da viga baldrame ser projetada para suportar as cargas em toda sua extensão.

Os Engenheiros determinaram as especificações da Alvenaria com os seguintes critérios:

Pavimento Térreo e Tipo 01 Blocos com resistência de 15 Mpa

Tipo 02 e Tipo 03 Blocos com resistência de 12 Mpa

Tipo 04, 05 e 06 Blocos com resistência de 09 Mpa

Tipo 07, 08, 09 e Cobertura Blocos com resistência de 06 Mpa

O Engenheiro Emerson explicou que toda a parte de ferro foi adquirida direto da empresa Gerdau, e esta faz a entrega das peças prontas, cortadas e dobradas, agilizando assim a sua implementação na obra, e, devido à quantidade, o custo fica menor. Ele apresentou alguns dados com referencia ao orçamento, e explicou que toda a parte de desenvolvimento da obra se faz por meio de dois Cronogramas, um mais elaborado, contendo os dados completos, como a descrição de todos os serviços executados e a executar e um resumido. Eles seguem esse padrão primeiramente por ser um empreendimento em parceria com o Governo, e esse tipo de cronograma detalhado é uma exigência, e quanto ao simplificado, para ficar no canteiro de obras para controle. Segundo o responsável pela execução, a obra se encontra em dia, tendo ocorrido durante dois meses uma atraso, mas recuperado posteriormente. Para o manuseio desse cronograma existe uma pessoa específica responsável, que acompanha os serviços desta e dos demais empreendimentos que a construtora executa simultaneamente.

Quanto ao Controle de Qualidade, explicou que o concreto é controlado através de corpos de provas colhidos em obra, no momento da concretagem. Os testes são feitos pelo Laboratório de Materiais da UNOESC em Joaçaba. Além do concreto, a Alvenaria Estrutural também é avaliada a cada lote de material entregue pelo fornecedor. O controle é feito com 30 dias de antecedência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com