TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VISÃO DE EMPREENDEDORISMO A VISÃO DE DONA DALVA

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 8

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

VISÃO DE EMPREENDEDORISMO A VISÃO DE DONA DALVA

Dona Dalva sempre fez sucesso com sua receita caseira de pão de queijo originária das fazendas do noroeste de Minas Gerais. Em julho de 1990, ela e seus filhos, Hélida e Helder Mendonça, deixaram o espírito empreendedor falar mais alto e decidiram iniciar o que se tornaria uma das maiores marcas do ramo alimentício no Brasil, a Forno de Minas Indústria e Comercio LTDA.

Com o sucesso acontecendo em toda a cidade de Belo Horizonte, os pães de queijo vendidos em uma pequena loja em Belo Horizonte, passam a ser produzida em larga escala com a construção da fábrica em Contagem, região metropolitana de BH, em 1992. No mesmo ano, Vicente Camiloti se une à sociedade trazendo novos investimentos, e a produção, que era de aproximadamente 90 kg de pães de queijo por dia, salta para 1.200 kg por dia. Em 1995, já presente no dia a dia de muitos brasileiros, a Forno de Minas adquire uma moderna Indústria de laticínios em Conceição do Pará, interior de Minas. Para manter a excelência dos produtos, os queijos começam a ser fabricados na especificação ideal para as receitas, garantindo padronização e mais qualidade.

Em 1999, o controle acionário da empresa é vendido a uma multinacional norte americana. Em 2009, todos os funcionários foram demitidos. Movidos pela paixão, a família Mendonça e Vicente Camiloti readquirem a empresa e reativam a fábrica, convidando todos os ex-funcionários para retornar ao trabalho. Dona Dalva reassume a produção e a Forno de Minas volta a oferecer o legítimo pão de queijo mineiro, com o tradicional sabor que conquistou o país. Com o pão de queijo mais vendido no Brasil (Pesquisa ACNielsen, 2012), além de diversos outros produtos, a empresa exporta a tradição de Minas Gerais para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Uruguai, Chile.

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA

 BUSCANDO EXCELÊNCIA

Fundada em 1990 por D. Dalva e seus filhos Heber e Helida Mendonça. Inicio da produção em uma pequena loja em Belo Horizonte. Em 1991 Transferiu para o município de Contagem-BH, em 1992 entrada de um novo sócio no grupo: Vicente Camilloti, em 1995 uma nova fabrica é construída em Contagem, em 1999 o controle acionário é transferido para uma empresa norte americana, gestora da Forno de Minas pelos dez anos seguintes, em 2009 os fundadores readquirem a Forno de Minas e voltam a produzir o pão de queijo com receitas originais. Em 2010 a Forno de Minas se torna uma Sociedade Anônima, recebendo como acionista o fundo de Investimento Mercatto. Em 2012 a ampliação dos negócios no Brasil, Estado Unidos, Portugal, Canadá e Uruguai, ampliando o portfólio de vendas e produtos. Com a ampliação de negócios no Brasil, estados Unidos, Portugal, Canadá e Uruguai, ampliando o portfólio de vendas e produtos.


MISSÃO, VISÃO, VALORES E QUALIDADE.

  • MISSÃO: A grande missão da Forno de Minas é tornar acessíveis o autêntico sabor caseiro do seu pão de queijo para pessoas, sem perder sua sofisticação, requinte, e o mais importante a qualidade.
  • VISÃO: Ser reconhecida como a melhor escolha entre os produtos no Brasil e no exterior, com as mais gostosas receitas, e um serviço diferenciado e preços justos.
  • VALORES: São relacionados a pesquisas de satisfação, treinamento, busca da melhoria continua e eficaz.
  • QUALIDADE: Com o objetivo de garantir o autêntico sabor caseiro do seu pão de queijo, a Forno de Minas possui uma Moderna Indústria de Laticínios responsável por produzir o queijo na especificação ideal de suas receitas. O Laticínio também fabrica produtos customizados para o mercado inicial.

CONHECENDO PROCESSOS DO FORNO DE MINAS.

QUALIDADE E PRODUTO.

Feito com o mesmo cuidado das maiores riquezas de Minas. Prático, perfeito para qualquer hora do dia. Após descongelado, não recongelar o produto, como existem diferenças entre os fornos, ajuste o modo de preparo de acordo com o seu controle de produção.

CONTROLE DE PRODUÇÃO.

 Além da qualidade de todo produto da Forno a Lenha. Outra grande preocupação incluir o controle de todo processo de produção e um rígido controle em processos altamente padronizados que garante a mesma qualidade em todo restante industrial.

PADRONIZAÇÃO.

Todo processo da Forno de Minas, consiste na padronização de seus serviços e o rigoroso marketing visual em toda organização. Também tornando um único e agradável sabor, diferenciado de qualquer outro sabor.

EMPRESA SUSTENTAVÉL.

O processamento de alimentos é dotado com o meio ambiente e a sustentabilidade, a Forno de Minas trata 100% da água que é utilizada dentro da indústria, da área administrativa e cozinha através de sua ETE (Estação de Tratamento de Água e Esgoto).

 Assim que utilizados, a água, os resíduos de óleo e a matéria orgânica são encaminhados para a estação de tratamento. Toda a água consumida passa por um processo de decantação, para separar a gordura. Em seguida vem o processo de drenagem e por fim, a gordura separada é armazenada e distribuída para empresas credenciadas que reaproveitam para a produção de estercos e outros fertilizantes.

Ao final do processo, a água é reutilizada nos jardins, sanitários e limpeza do pátio externo da fábrica. O Forno de Minas devolve para a natureza uma água tratada com o ph, DBO (demanda biológica de Oxigênio) e é este DQO (demanda química de oxigênio) que permite o desenvolvimento da vida nos lagos rios.

Além disso, a Forno de Minas tem implantado um sistema de coleta seletiva de lixo com intuito de reaproveitar todo o material inutilizado da empresa.

NEGOCIO
INICIANDO O NEGÓCIO.

Buscando constantemente o perfil empreendedor, iniciando um negócio de alta qualidade com baixo custo operacional e boa margem.

MISSÃO E VISÃO.

Grande missão é tonar o pão de queijo e outros produtos acessível para todos as pessoas, sem perder sua sofisticação e requinte e o mais importante a qualidade. Buscando sempre ser reconhecida no exterior com receitas mais gostosas e um serviço diferenciado, e preço justo.

NUMEROS E INVESTIMENTOS.

 Em um cenário de retração da produção industrial, a Forno de Minas segue na contramão desta tendência. Apostando em qualidade, diversificação e exportação, a direção da empresa do ramo alimentício, especializada em congelados, pretende terminar 2012 com o faturamento cerca de 160% maior que o registrado em 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (207.5 Kb)   docx (129.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com