TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VT DE CORROSÃO

Casos: VT DE CORROSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

VT Corrosão

Diga se as afirmações abaixo estão certas ou erradas, Justificando.

1) Numa célula eletroquímica a solução tem que ser um eletrólito, mas os eletrodos não precisam estar em contato elétrico.

R: Errado, se os eletrodos não estiverem em contato elétrico não haverá movimentação de cargas, portanto não haverá uma célula eletroquímica.

2) Ânodos de uma célula eletroquímica são definidos como os eletrodos no qual a corrente convencional “ i ” sai da solução.

R: Errado, o ânodo é o eletrodo na qual a corrente elétrica entra na solução.

3)Nos metais as cargas elétricas que estarão em movimento, quando houver corrente elétrica circulando pelo metal, são os íons formados pelas reações eletroquímicas.

R: Errado, nos metais a carga livre para se movimentar são os elétrons.

4)A transferência de carga entre eletrodo / solução ocorre através das reações eletroquímicas.

R: Correto, essa é a única maneira possível de transferência de carga numa interface metal / solução.

5) O fenômeno, ELETROQUÍMICA pode ser definido como a ciência que estuda as reações eletródicas e seus resultados.

R: Certo, essa não é a definição mais comum da eletroquímica, mas é uma maneira de definir.

6) Pode se afirmar que um dos motivos para se estudar à corrosão é o prejuízo que este processo de deterioração impõe a sociedade nas mais variadas aplicações dos metais.

R: Certo, no mundo inteiro a corrosão impõe um alto custo pela necessidade de reposição das partes deterioradas, mas principalmente o custo associado a incêndios, vazamentos e explosões, quando a deterioração provoca vazamento de líquidos inflamáveis ou combustíveis.

7) Para que o processo corrosivo seja possível é necessário que além do contato do metal com um meio corrosivo, exista uma diferença de potencial suficiente para provocar a movimentação das cargas elétricas presentes.

R: Correto, o termo diferença de potencial necessário para que ocorra a corrosão é usada para expressar que a corrosão depende de diferenças que existe na fabricação dos metais, se o metal fosse 100% puro a corrosão seria praticamente desprezível.

8) A medida quantitativa da corrosão pode ser feita por perda de espessura ou de peso dentro de um intervalo de tempo, sendo que o primeiro método é o mais preciso, sendo por isso o mais usado no controle e determinação da taxa de corrosão dos equipamentos industriais.

R: Errado, a medida mais precisa é por perda de peso, porque nesse caso não existe interferência da rugosidade da superfície corroída no resultado.

9) O termo OXIDAÇÃO, em corrosão, pode ser usado para identificar um processo de corrosão que ocorra em temperaturas elevadas (acima do ponto de orvalho.

R: Certo.

10) A reação anódica é sempre uma reação de dissolução de um metal exposto a um meio corrosivo e pode ocorrer tanto na superfície do metal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com