TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento na Escola Municipal de Aprendizagem Temprana "Castelinho do Pequeno Príncipe VT"

Pesquisas Acadêmicas: Treinamento na Escola Municipal de Aprendizagem Temprana "Castelinho do Pequeno Príncipe VT". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.994 Palavras (16 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 16

O ESPAÇO DA SALA DE AULA

Escola Municipal de Educação Infantil “Castelinho do Pequeno Príncipe VT”. Localizada na Rua Belo Horizonte s/n, no bairro Nossa Senhora de Aparecida no Município de Novo Repartimento. No dia04 de outubro do ano corrente, às 07h15min hs. Iniciamos o estudo ao espaço de sala de aula. Ao entrar observamos os alunos e professoras. As crianças sentaram em mesas pequenas com quatro cadeiras que ficam dispostas de forma que todos se interagem.

A sala é bastante colorida, com uma decoração atrativa, muitos cartazes enfeites confeccionados pelas professoras, alguns trabalhos expostos que foram feitos pelos alunos. É possível perceber que em cada trabalho há individualidade de cada um dos alunos.

Na sala há alfabeto colorido fixado na parede, há também numerais, vogais, nomes dos alunos, animais, objetos e um quadro de pregas onde ficam os crachás na forma de lápis com o nome de cada um dos alunos. Também as formas geométricas expostas ao alcance das crianças para que elas possam manuseá-las.

Os brinquedos pedagógicos não ficam na sala de aula, pois ficam em uma sala denominada Brinquedoteca, usada por todos os Tuma uma vez na semana, mas há alguns jogos confeccionados pelas professoras que ficam guardados em caixas no armário usado somente quando as professoras pegam.

As crianças se movimentam pela sala, pois as mesmas têm liberdade de transitar na sala quando querem. Quando querem tomar água ou for ao banheiro pedem permissão com naturalidade, pois a professora é gentil com todos.

A professora demonstra ter conhecimento, pois é segura, gosta de ler e pesquisar há também diversos livros nos quais usam para planejar suas aulas. Demonstra ter interesse por outras áreas de conhecimento. Tem uma postura aberta ao ato de conhecer, pois se percebe seu interesse pelo aprendizado dos discentes, sempre inovando, buscando aperfeiçoar sua profissão.

A professora dirige aos alunos de forma carinhosa, porém sempre firme, os alunos a respeitam e a chamam de tia.

Quando há algum conflito entre os alunos a professora os resolve, conversa com os envolvidos e resolve na sala mesmo. Os alunos demonstram achar a professora correta quando a mesma resolve algum conflito na sala.

A rotina de sala percebe-se que há variações, pois há atividades em muitas categorias, porém tudo acontece espontaneamente não segue uma rotina, somente no horário de entrada,lanche e saída.O restante podemos dizer que são espontâneas.

Quanto a Organização da rotina os alunos têm livre arbítrio de opinar. As crianças sugerem, escolhem e são sempre ouvidas com atenção pelas professoras.

As atividades desenvolvidas na sala de aula sempre fazem parte de projeto que surgiu apartir do interesse e da necessidade da turma. E acontece de forma interdisciplinar.

As brincadeiras e brinquedos são atividades integradas aos conteúdos desenvolvidos nas salas de aula pelas professoras, as quais acompanham os alunos durante as brincadeiras e músicas demonstrando ter caráter educativo em tudo fazem.

As professoras privilegiam todas as atividades, mas há equilíbrio entre as atividades.

O processo avaliativo é realizado constantemente as crianças são avaliadas sem que percebam o processo de avaliação.

Podemos perceber que a professora faz a mediação do desenvolvimento psicossexual da criança, apenas em conhecimento teórico, mas não contradizer a abordagem freudiana a sexualidade infantil.

Quando a medicação em relação aos sentimos evidenciados por ela no cotidiano. Sempre respeitando os limites traçados pela sociedade.

Raramente acontecem casos de violação dos direitos da criança, mas essas questões se acontecer são tratados com acompanhamento legais necessário.

Escola: Municipal de Ensino Fundamental “Creche Castelinho do Pequeno Príncipe VT”.

Data: 25/10/2010

Professor (a) regente: Maria José Pires Costa

Professor (a) estagiário: Maria de Fátima jardim Fiel

Público-alvo: alunos do jardim II.

Tempo de duração: quatro horas

Disciplinas: português, Matemática, Educação Artística e Ciências.

Objetivo:

*Ler através de gravuras.

*Estimular para que os alunos produzam pequenos textos.

*Estimular a leitura.

*Interpretar textos.

*Revisar algumas famílias silábicas.

Conteúdo

*Produção de textos com gravuras.

Metodologia

*cartazes com textos com gravuras;

*leitura feita pelo professor;

*leitura dos alunos;

*Destacar silabas e palavras para revisão;

*Representar os números dos personagens (grafia e números).

Recursos

Cartolina, pincel, cola livros, papel sulfiete, lápis de cor fita crepe.

Avaliação

Será realizada através do desempenho de cada aluno e da participação individual e coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com