TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unçao VT E NT

Casos: Unçao VT E NT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Unção?

Unção é um termo com origem no latim “ungere” que significa “untar”. A unção é o efeito de untar com algum produto oleoso alguma parte do corpo. No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influencia espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar.

Unção no Velho Testamento

Os rituais do Antigo Testamento não se fazem mais necessários, pois todos são chamados à consagração especial ao serviço de Deus em Jesus Cristo. “Vós, porem, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).

O que significa unção, ungir e ungido? A unção é a conseqüência direta do ato de ungir. No Antigo Testamento era muito comum derramar azeite (um símbolo visível) sobre a cabeça de uma pessoa com o objetivo de consagrá-la, santificá-la para um serviço especial. Isso era ungir a pessoa. Conseqüentemente, se a pessoa fosse fiel a Deus, seria e permaneceria cheia da unção do Senhor, seria um ungido. Profetas, reis e sacerdotes eram as pessoas mais comumente ungidas, pois tinham serviços especiais a realizar diante de Deus e da nação: “A Jeú, filho de Ninsi, ungiras rei sobre Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungiras profeta em te lugar” (1 Rs19. 16) ‘’ Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá. ’’ (1 Sm 16:13) ‘’Também ungirás a Arão e seus filhos, e os santificarás para me administrarem o sacerdócio’’ ( Ex 30:30). Vemos também que no Antigo Testamento se ungiam objetos que teriam um uso sagrado. Era uma espécie de unção especial com um óleo especial que só era usado para esse fim. ‘’ Então tomarás o azeite da unção, e ungirá o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. ’’(Ex. 40:9). Algumas igrejas ainda mantêm o costume de ungir pessoas e objetos, porem, creio que, após Jesus Cristo, a unção que devemos buscar e aquela que Deus nos dá através do seu Espírito. Os símbolos rituais não são mais necessários, pois Cristo é a unção única e definitiva. “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” (1 João 2:27).

UNÇÃO NO NOVO TESTAMENTO

Unção tem 4 sentidos no Novo Testamento.

1. Um sentido é o uso do óleo derramado sobre o corpo ou parte do corpo para fins de cura. Somos, por exemplo, informados de que os discípulos de Jesus expulsavam demônios e ungiam muitos doentes com óleo e os curavam. (Mc 6.13). Tiago recomenda que as orações pelos enfermos sejam acompanhadas com óleo (Tg 5.14). 2º

2. Outro sentido indica a honra dada a uma pessoa. Foi o caso da mulher que se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando começou a molhar-lhe os pés com suas lagrimas. Depois enxugou com seus cabelos, beijou e os ungiu com perfume (Lc 7.38)

3. Era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com