TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vaginose bacteriana

Tese: Vaginose bacteriana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  Tese  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

Vaginoses

A vaginose bacteriana é uma leve infecção da vagina causada por um desconforto na quantidade de proporção de microrganismo que naturalmente habitam a vagina.

A vagina contem normalmente bactérias boas chamadas lactobacilli e alguns outros tipos chamados anaeróbicos. Não se sabe por que as bactérias causam esta infecção.

Essa infecção desencadeia um desequilíbrio da flora vaginal fazendo com que a concentração de bactérias aumente.

Atualmente, a vaginose bacteriana é considerada uma proliferação maciça de uma flora mista, que inclui Gardnella vaginallis, peptoestreptococcus e micoplasma hominis.

Não é considerada uma doença sexualmente transmissível para lguns especialistas, uma vez que algumas dessas bactérias podem ser encontradas habitualmente no ser humano. No entanto, a transmissão ocorre também pelo contato intimo ou relação sexual.

Durante a menstruação a vaginose causa um odor desagradável e forte, pois nesse período a ação das bactérias aumenta. Essa doença ocorre principalmente na idade reprodutiva, que usam DIU ou são fumantes.

Sintomas

A vaginose bacteriana não apresenta uma reação inflamatória, por isso o reconhecimento da doença só pode ser percebido a parti dos seguintes sintomas:

- corrimento branco-acinzentado;

- odor fétido;

- pequenas bolhas.

Em algumas mulheres ela é assintomática.

Consequências

Na maioria dos casos a vaginose bacteriana não causa grandes complicações. Mais existem algumas implicações sérias:

- Parto prematuro ou recém-nascido com peso abaixo da média;

- As bactérias que causam a vaginose podem infectar o útero e as trompas de falópio, esta inflamação é conhecida como inflamatória pélvica (DIP). A DIP pode causar infertilidade ou danos graves às trompas de falópio que por sua vez pode ocasionar gravidez tubária e infertilidade. A gravidez tubária é uma condição de ameaça à vida na qual um ovula se desenvolve fora do útero, normalmente nas trompas de falópio.

- pode aumentar a probabilidade de infecção por DST\AIDS em casos de exposição ao vírus.

- pode aumentar as chances de uma mulher passar o vírus da AIDS para o seu parceiro.

- pode aumentar a probabilidade de uma mulher ser infectada por uma doença sexualmente transmissível como clamídia e gonorreia.

Diagnostico

O diagnostico da vaginose bacteriana ocorre primeiramente em um exame ginecológico, no qual o medico nota se há a alteração do conteúdo vaginal.

Após esse primeiro exame clínico, o médico solicitará o exame laboratorial, como o Papanicolau. Ocasionalmente, poderá ser solicitado uma cultura e teste imunológicos.

Exames

A vaginose bacteriana ocorre quando há o desequilíbrio da flora vaginal e a consequente diminuição do número de lactobacilos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com