TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valeria Rabello

Ensaios: Valeria Rabello. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  2.467 Palavras (10 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO / 6º SEMESTRE

POLO DE AQUIDAUANA/MS

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

VICENTE PEREIRA DE QUEIROZ - ra: 237172

Thamiris Ferreira Miranda - RA: 201821 FRANCIS EDUARDO da silva - RA: 201260 SIMONE de Souza MEDINA - RA: 201050 Elizane Albuquerque de Paula- ra: 268760

AQUIDAUANA/MS

SETEMBRO/2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO / 6º SEMESTRE

POLO DE AQUIDAUANA/MS

ATPS

Pesquisa apresentada como avaliação da disciplina de Administração de Produção e Operações da Universidade Anhanguera Uniderp do curso de Administração.

PROFª EAD: ROZANA CARVALHO PEREIRA

PROFª TUTORA: VERA MIGLIOLI

AQUIDAUANA/MS

SETEMBRO/2012

ETAPA 01

IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A Margusa Maranhão Gusa S/A está situada na rodovia Br 135 , Km 48,5 no campo de periz em Bacabeira – Maranhão - MA. È uma empresa de grande porte e atua no segmento industrial de produção de ferro gusa. Nosso contato dentro da empresa será o sr. Robisney de Oliveira, Gerente de Suprimentos de carvão vegetal.

MISSÃO

A missão da Margusa Maranhão Gusa S/A é produzir ferro gusa de alta qualidade com gestão voltada para a valorização dos valores da sociedade, respeitando o meio ambiente, as questões socioambientais e a produção com sustentabilidade.

PÚBLICO ALVO

Os exportadores e o mercado interno.

PREVISÃO DE DEMANDAS

A empresa trabalha com a lei de oferta e procura. Isso significa, portanto, que o mercado interno ou externo dita as regras com relação á produção mensal. A aquisição de matéria prima depende da quantidade a ser produzida. O estoque gira de acordo com a necessidade de produção do ferro gusa. Os Estados Unidos são os principais compradores da produção de ferro gusa no Brasil, superando inclusive o Japão. Parte da produção é destinada ao mercado interno.

Como a quantidade é previamente sabida, trabalhamos com estoque mínimo para produção de 15 dias e nos períodos chuvosos, quando a produção do carvão vegetal cai, então trabalhamos com estoque de 30 dias.

A entrada de insumos é controla por balanças precisas e á medida que vão sendo usados vão sendo dado baixas nos estoques.

É importante salientar que nos períodos chuvosos a oferta de carvão vegetal diminui significativamente, o que provoca alterações no processo produtivo. Os custos para produção de aço aumenta, para tanto tomamos medidas que visam reduzir esses impactos como o procedimento de “blendagem’ que consiste na mistura de carvão vegetal seco com o carvão úmido, com isso diminuímos os impactos provocados pela entrada de carvão úmido.

As vendas são feitas antecipadamente geralmente ocorre 60 dias antes do inicio da produção. Com base nessa programação iniciamos a processo produtivo a começar pela aquisição de insumos como o minério de ferro, carvão vegetal, o calcário e os materiais intermediários.

ASPECTOS SAZONAIS

A sazonalidade funciona como as demais atividades do país: lei da oferta e da procura. Podendo também ser influenciada pelo variação do dólar e pela oferta de sucata no mundo todo, um importante elemento na composição do aço e é usada na produção industrial como sendo o principal elemento metálico na carga de fornos elétricos.

FUNCIONAMENTO DA EMPRESA

O funcionamento da empresa siderúrgica é igual em praticamente todos os estados. A produção é constante. Durante as 24 horas do dia os fornos funcionam a todo vapor, exceto em situações de pico de energia, acidentes ou outras situações que venham a comprometer a produção. Os funcionários trabalham se revezando em turnos de 8 horas, formando portanto 3 equipes trabalhando em escalas.

RELATÓRIO

A Produção de ferro gusa depende essencialmente de matérias primas pouco convencionais, geralmente retirados da natureza, a exemplo do minério de ferro e o carvão vegetal. Esse último, por exemplo, é na sua maioria produzido de forma irregular. A exploração do carvão vegetal contribui para o desmatamento não autorizado e isso traz um grande impacto para a imagem das empresas produtoras de ferro gusa, principalmente no que tange á produção com sustentabilidade. Outro aspecto importante, com relação ao carvão vegetal está relacionado ao custo de produção que depende essencialmente do fornecimento dessa matéria prima seca e pronta para gerar combustível que gera o calor necessário e também como agente químico para a retirada do oxigênio durante todo o processo produtivo. Acontece que em tempos de muita chuva o carvão chega molhado ou úmido e acaba comprometendo a produção e aumentando os custos de produção. A Margusa Maranhão Gusa S/A tem adotado um procedimento bastante peculiar chamado de blindagem, que consiste em misturar carvão seco com carvão úmido para amenizar os custos na produção. Outra forma encontrada pela empresa foi o de estocar o produto nesse período, efetuando compras de carvão vegetal e armazenando por um período de no máximo 30 dias. A Margusa trabalha de acordo com o mercado, quando há procura, há produção. O mercado mundial de produção de ferro gusa também vem sofrendo com o crescente aumento da oferta de sucata que constitui um importante insumo para a produção de aço.

ETAPA 02

PASSO 01

1 - Pesquisar, no Livro-Texto da disciplina (Capítulo 10), informações referentes ao Planejamento e Controle de Produção utilizados pelas empresas.

2 - Fazer um resumo das ideias principais, com no máximo duas páginas. Reservá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com