TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valeria Cardoso

Trabalho Escolar: Valeria Cardoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

BILNICE DA SILVA AMORIM

DARIMAR FERREIRA DA SILVA

ELSON BATISTA MACHADO

IVAN MEIRA SANTIAGO JUNIOR

LUCIANA CONCEIÇÃO SILVA MASCARENHAS

AS MUDANÇAS DA MODERNIDADE E OS DIFERENTES INTERESSES RELIGIOSOS

JEQUIÉ

2013

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

BILNICE DA SILVA AMORIM

DARIMAR FERREIRA DA SILVA

ELSON BATISTA MACHADO

IVAN MEIRA SANTIAGO JUNIOR

LUCIANA CONCEIÇÃO SILVA MASCARENHAS

AS MUDANÇAS DA MODERNIDADE E OS DIFERENTES INTERESSES RELIGIOSOS

Produção textual interdisciplinar em grupo apresentada às disciplinas Organização do trabalho pedagógico: reflexão e pesquisa, História Moderna, Povo, Cultura, Religião e Seminário IV ministradas pelos professores Vilze, Fabiane, Guilherme e Bernadete da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

JEQUIÉ

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................3

DESENVOLVIMENTO...........................................................................4

CONCLUSÃO........................................................................................5

REFERÊNCIAS......................................................................................5

INTRODUÇÃO

A Reforma Protestante foi uma das Reformas Religiosas ocorridas após a Idade Média e que era baseada na insatisfação com as atitudes da Igreja Católica e sua distância com os princípios primordiais. Durante a Idade Média a Igreja Católica adquiriu mais poder e pôde interferir sobre as decisões políticas, acumulando muito dinheiro e terras e recebendo apoiado do feudalismo. Assim, ela se afastava de seus ensinamentos e entrava em contradição com a venda de indulgências pelo Papa leão X, ou seja, a Igreja pregava que qualquer cristão poderia comprar o perdão por seus pecados.

A venda de idulgências constituiu o motivo direto da contestação de Martinho Lutero e que deflagrou a Reforma Protestante. Outros elementos contribuíram para a ocorrência das Reformas como a condenação aberta do acumulo de capitais pela Igreja. Dessa forma, a burguesia ascendente precisava de uma religião voltada à remissão de seus pecados referentes à acumulação de dinheiro. O sistema feudalista cedeu espaço às Monarquias nacionais que despertaram na população o sentimento de pertencimento e enalteceram a Nação e o rei mais do que os poderes da Igreja.

Leão X visava concluir a construção da Basílica de São Pedro quando estabeleceu a venda de indulgências a todos os cristãos. Lutero protestou com 95 proposições que afixou na porta da igreja onde era mestre e pregador. Em suas proposições condenava a prática do pagamento de indulgências, levando Leão X a exigir dele uma retratação pelo ato, mas nunca a alcançou. Então, o Papa excomungou Lutero rasgou a Bula Papal (documento da excomunhão) e a queimou em público.

Lutero foi acolhido pelo príncipe Frederico da Saxônia e diversos nobres alemães se aproveitaram da situação para tomar os bens da igreja possuía na região. Assim, houve a eclosão de três revoltas: uma em 1522 quando os cavaleiros do império atacaram vários principados eclesiásticos para ganhar terras e poder, outra em 1523, quando a nobreza católica reagiu; e, uma em 1524, quando os camponeses começaram a lutar pelo fim da servidão e pelas igualdades de condições. Esta última também foi rechaçada por uma união entre os católicos, protestantes, burgueses e padres que se sentiram ameaçados e eliminaram mais de 100 mil camponeses.

DESENVOLVIMENTO

O principal destaque da revolta camponesa na rebelião de 1524 foi Thomas Münzer, pois suas idéias iniciariam o movimento “anabatista”, uma nova igreja mais radical que a luterana. Na época medieval a resposta vigente consistia em afirmar que através da fé o homem iluminava seu intelecto e com o auxílio de Deus percebia a verdade revelada. O cristianismo moderno foi iniciado quando a forma medieval de conceber a verdade foi contestada.

O cristianismo medieval concentrava a fé e as obras de Deus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com