TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor calórico

Resenha: Valor calórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Nesta experiência estudar-se-á a definição de poder calorífico, bem como de suas variantes (Poder Calorífico Inferior e Poder Calorífico Superior), determinar-se-á o procedimento experimental e o valor do poder calorífico de alguns combustíveis como o bagaço de cana e o óleo de fritura, a partir dos dados do ensaio feito em laboratório e de algumas normas relacionadas à obtenção do poder calorífico de alguns combustíveis. Assim, para a correta compreensão deste trabalho algumas definições devem ser feitas antes de se iniciar os cálculos do poder calorífico dos combustíveis analisados. Deste modo começar-se-á pela definição de poder calorífico.

O poder calorífico é definido por Peres (2007) [1] como a quantidade de calor transferida na câmara durante a combustão e indica a energia disponível no combustível. Quanto mais alto for o poder calorífico, maior é a energia contida no combustível.

O poder calorífico é dividido em poder calorífico inferior (PCI) e o poder calorífico superior (PCS). No PCI, a água formada encontra-se na forma de vapor, enquanto que no PCS, a água encontra-se na fase líquida. A diferença de valor entre os dois, é a quantidade de calor necessária para evaporar a água contida nos gases de exaustão. Tanto o PCS quanto o PCI são obtidos através de calorimetria.

Poder Calorífico à pressão constante é o calor liberado na combustão que se processa a pressão constante.

Poder Calorífico à volume constante é o calor liberado quando a combustão se processa dentro de um recipiente de volume constante.

A partir destes conceitos e da descrição para o cálculo do poder calorífico, que será apresentada na seção “Desenvolvimento Teórico”, será possibilitado o entendimento da obtenção experimental do poder calorífico de um combustível para posterior comparação com outros combustíveis os quais são conhecimentos essenciais para formação de um bom profissional e engenheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com