TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Darwin no pensamento sociológico positivista

Tese: Charles Darwin no pensamento sociológico positivista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Tese  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 2

1.Qual a influência das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

2. Como a ideia evolucionista da biologia transposta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

3.Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

4.Indentifique e discuta as características do pensamento positivista presentes neste texto:

“Todos os diversos meios gerais de exploração racional, aplicáveis ás investigações políticas, concorreram espontaneamente para estabelecer, de uma maneira igualmente decisiva, a inevitável tendência primitiva da humanidade e uma vida principalmente militar e seu destino final não irresistível a uma experiência essencialmente industrial”

5.Com base nas características do pensado positivista, analise este texto de Comte:

“Nossa exploração histórica deverá ficar quase unicamente reduzida a seleção oi à vanguarda da humanidade, compreendendo a maior parte da raça branca ou as nações europeias e até limitando-nos, para maior precisão, sobre todos os tempos modernos, aos povos da Europa Central”

6. O texto a seguir é de autoria do filósofo social Le Bom e foi retirado de sua obra a multidão, escrita em 1895. Leia-o e responda à questão a seguir.

“Pelo mero fato de forma parte de uma multidão organizada, um homem desce vários degraus na escola da civilização. Isolado, ele poderá ser um indinvìduo cultivado; na multidão, é um bárbaro –ou seja, uma criatura que age instinto”

ordem social.

7.Pesquise artigos no jornal ou revista que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, procissões, paradas, saques, carnaval, quebra-quedas, cultos, romarias, espetáculos público). Em que situação se podem encontrar, hoje em dia, ideias parecidas com as de Le Bom?

8.Com base nas explicações do texto e em pesquisas adicionais em texto históricos, procure identificar as raízes positivistas do lema da bandeira brasileira: “ordem e progresso”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com