TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista

Ensaio: Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Ensaio  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  5.517 Visualizações

1. Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

Suas idéias e teorias apoiavam-se na sua hipótese de seleção natural, que diz que as espécies que existem hoje, são aquelas que melhor se adaptam ao meio ambiente em que vivem, e foram se diferenciando a partir da sobrevivência dos indivíduos. O pensamento positivista tem como idéia a de que o homem é produto do seu meio social.

2. Como a idéia evolucionista da biologia transporta para as ciências sócias condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não-europeias com as quais entrarem em contato a partir do expansionismo imperialista?

Pensavam que existiam sociedades mais evoluídas que outras, que eles eram raças superiores, em razão disso escravizavam os outros especialmente os negros, e isso era a superioridade européia.

3. Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

Os dois movimentos que Comte distinguiu na sociedade foram o dinâmico e o estático. O dinâmico seria responsável por levar as sociedades do estagio inferior para o estágio superior, com a evolução mais simples, transformando as sociedades, já o movimento estático, seria responsável pela preservação dos elementos responsáveis por garantir um bom funcionamento da sociedade capitalista, permanentes de toda organização social, estabelecendo condições a todos os indivíduos, garantindo o melhor funcionamento da sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com