TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores

Ensaios: Valores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2013  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 4

Valores

Os valores podem ser definidos como a convicção básica que vai delinear a conduta de cada indivíduo. São estes valores que vão definir as ideias como correctas ou incorrectas, boas ou más, positivas ou negativas,... Os valores podem ser hierarquizados consoante o grau de importância; a esta maneira de arrumar os valores denomina-se por sistema de valores.

O estudo dos valores para um curso de Gestão é de extrema importância, já que vai permitir ao gestor compreender os comportamentos dos indivíduos dentro e fora da organização. Entendendo os valores, a tarefa de tomada de decisão, torna-se mais simples, devido a uma previsibilidade das atitudes esperadas.

Genericamente são os valores os principais responsáveis das percepções de cada indivíduo. Influenciando as nossas percepções, num processo imediato, influência também as atitudes e comportamentos.

Antes de estudar qualquer teoria tem-se de ter presente de onde os valores aparecem. A sua formação é reunida através de dois processos: naturais- aqueles que são transmitidos pelos genes paternos; culturais- são recolhidos no meio exterior.

Uma grande percentagem dos valores são retidos na infância. Contudo, ao longo do crescimento, estes modificam-se com a introdução de novos. Os valores são relativamente estáveis e duradouros, apresentando-se sempre na forma extrema. Porque estes são sempre retidos como bom/mau, desejável/indesejável,... querendo isto dizer que não existe um meio termo.

No processo racional de questionar os nossos valores, pode sair o resultado de modificar ou reforçá-los. Pode modificá-los devido à crença que aqueles valores já não se adaptam às necessidades, sendo estes substituídos por outros. Podem ser reforçados quando a conclusão que a aqueles valores são os melhores e insubstituíveis.

Tipos de valores

Existem várias teorias acerca de tipologia dos valores. Com um estudo a estas teorias torna-se simplificada a missão de esperar determinados comportamentos acerca dos vários tipos de pessoas dentro e fora das organizações. Das várias teorias destacam-se:

1- Rokeach Value Survey (RVS)- Esta teoria assenta em dois tipos de valores: terminais e instrumentais. Os valores terminais são referentes a desejos finais intimamente ligados com a existência. Estes são aqueles valores que as pessoas gostariam de ter durante toda a vida. Valores instrumentais são todos aqueles que não são referentes aos anteriores, mas que vão ser utilizados como meio para atingi-los. Exemplos de valores terminais e instrumentais estão em anexo I. Vários estudos dentro da teoria RVS determinam que existe um conjunto de valores que são retidos por determinados grupos de pessoas formados por características comuns. Estes grupos podem ser referentes a nacionalidades, cargos de trabalho,... que vêm a aspirar objectivos idênticos. É exemplo de grupos, os descritos em anexo II, conjuntamente com os seus valores devidamente ordenados.

2- Contemporary work cohorts- esta teoria analisa grupos de pessoas, formadas pelas camadas etárias, que vão identificar os vários grupos existentes. Nos EUA formam-se grupos tendo em conta os acontecimentos históricos que modelaram os valores intrínsecos aos vários indivíduos. Em anexo III está um quadro descritivo do caso Americano. É exemplo de grupos formados durante acontecimentos relevantes: a luta racista, II Grande Guerra Mundial, guerra no Vietname,... Em Portugal identificam-se grupos formados de outra maneira, estando em anexo IV, com acontecimentos como o 25 de Abril, guerra colonial, 10 anos de cavaquismo,...

Nota-se na impressa diária que existe um aumento gradual de casos de falta de ética nas empresas. Vários teóricos procuram respostas teóricas acerca desta falta de ética, sem procurarem a causa nos valores. São estes que mudaram, pois verifica-se que os valores de à 30-40 anos baseavam-se na lealdade, respeito para com os superiores e a empresa, mas nos dias de hoje estes valores modificaram-se dando mais importância ao respeito próprio, à felicidade,... ao seja cada vez mais os valores que giram em torno do Ego.

Valores intrínsecos a cada cultura

Os valores diferem de local para local. Este facto é verificável quando se compra diversos países e é explicado pela diferente percepção de cada grupo de indivíduos. Isto porque a percepção é influenciada por factos e acontecimentos externos. Como cada povo vive num país diferente e tem maior atenção aos factos nacionais, fica desde logo menos sensibilizado aos factos e acontecimentos externos. No que diz respeito às organizações, os valores do povo de cada país podem ser catalogados consoante cinco características que dão a informação que estas necessitam, estando em anexo VI estas características. Com a informação deste tipo pode-se construir um quadro, como é exemplo o do anexo V. Este tipo de quadro permite às empresas terem presente o tipo de indivíduos que vão encontrar de quando uma deslocação desta, ou mesmo a aquisição de meios humanos estrangeiros.

Anexo I

Valores terminais Valores instrumentais

Vida confortável

Vida próspera

Vida excitante

Perfeição na realização

Paz no mundo

Natureza límpida

Igualdade

Equidade

Segurança da família

Liberdade

Felicidade

Harmonia

Amor

Salvação

Respeito próprio

Reconhecimento natural

Relações verdadeiras

Sabedoria

(...) Ambição

Espírito aberto

Competência

Alegria

Arrumação

Coragem

Perdão

Prestabilidade

Honestidade

Criatividade

Independência

Inteligência

Racionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com