TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vanessa Cassimiro De Oliveira.

Trabalho Escolar: Vanessa Cassimiro De Oliveira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 12

• Relátorios contábeis obrigatórios

Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela Contabilidade, cujo objetivo é fornecer aos usuários os principais fatos registrados no período e distinguem-se entre os obrigatórios e não obrigatórios.

Os relatórios obrigatórios são aqueles exigidos por lei e são conhecidos como Demonstrações Financeiras. São exigidos para as sociedades anônimas e parte deles estendidos a outros tipos societários, por meio do Imposto de Renda. Os relatórios contábeis não obrigatórios não têm menor importância. Porém, existem relatórios não obrigatórios imprescindíveis para a administração.

Os relatórios contábeis obrigatórios são: Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Demonstração de lucros ou prejuízos acumulados e Demonstração das origens e aplicações de recursos. A estrutura das demonstrações contábeis deve contemplar a maior quantidade de informações, evidenciando o que for considerado importante para a tomada de decisões e a prestação de contas não sendo interessante divulgarem-se informações de pouca utilidade ou alguns relatórios que possam vir a confundir os usuários externos (bancos, governo, acionista minoritário, etc.).

Os relatórios contábeis não obrigatórios, evidentemente, são aqueles não exigidos por lei, o que não significa que sejam menos importantes. Há relatórios não obrigatórios imprescindíveis para administração e para tomada de uma determinada decisão.

Sendo assim, a função básica do contador é produzir informações úteis aos gestores, administradores, executivos, organizações, pessoas físicas, entidades sem fins lucrativos e etc., que, por sua vez, se apoiam no sistema de informação para fornecer componentes, e para que se possa gerir bem o negócio. Utilizam-se dessa ferramenta para servir como apoio na tomada de decisão e, com isso, alcançar os objetivos planejados, pois o que se constata na maioria das falências de empresa é a má gerência nas decisões tomadas sem dados confiáveis.

Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada dos dados colhidos pela contabilidade. Objetiva relatar as pessoas que se utilizam da contabilidade (usuários da contabilidade) os principais fatos registrados pela contabilidade em determinado período.

Os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis. Entre os relatórios contábeis, os mais importantes são as demonstrações financeiras (utilizadas pela lei das AS), ou demonstrações contábeis (preferida pelos contadores mais conservadores).

A lei das S.A estabelece que ao fim de cada período social (12 meses), a diretoria fará elaborar (e devera publicar), com base na escrituração contábil, as demonstrações financeiras ou demonstrações contábeis como:

• Balanço Social

• Demonstração Resultado do Exercício

• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL

• Demonstração de origens e aplicações de recursos

Alem dessas temos as NOTAS EXPLICATIVAS que são complementos àquelas demonstrações.

As NOTAS EXPLICATIVAS são dispostas no rodapé (na parte abaixo) das demonstrações financeiras.

• Balanço Patrimonial

É o demonstrativo contábil que reflete, em um determinado momento, a situação financeira da empresa, com todos os seus bens e direitos, constantes no Ativo, assim como suas obrigações perante os sócios e terceiros, constantes no Passivo. Para o analista, "o balanço servirá como elemento de partida para o conhecimento retrospectivo da situação econômica e financeira de uma empresa, através das informações contidas nos seus vários grupos de contas".

• Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE:

É a demonstração analítica das variações do Patrimônio Líquido, causadas pela atividade da empresa, as quais ocorrem pela diferença entre receitas e despesas, retratando apenas o fluxo econômico e não o fluxo monetário (fluxo de dinheiro). Para a Demonstração de Resultado não importa se uma receita ou despesa tem reflexos em dinheiro, basta apenas que afete o Patrimônio Líquido.

• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL:

Demonstra, de forma analítica, as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido. Iudícibus (1998, p. 59), afirma que todo acréscimo e diminuição do Patrimônio Líquido é evidenciado através desta demonstração, bem como da formação e utilização das reservas (inclusive aquelas não originadas por lucro). Por esse motivo, o analista deverá examiná-la quando está analisando a entidade, pois a DMPL complementa os demais dados constantes no BP e na DRE.

• Demonstração das origens e aplicações de recursos – DOAR:

Demonstra a variação do Capital Circulante Líquido, através dos itens não circulantes do Balanço Patrimonial, ou seja, dos grupos Ativo Realizável a Longo Prazo (RPL), Ativo Permanente (AP), Passivo Exigível a Longo Prazo (ELP) e Patrimônio Líquido (PL). Como conceito de Capital Circulante Líquido – CCL, entende-se a folga financeira da empresa (MATARAZZO, 1998, p. 276), obtido entre a diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante. Visa permitir a análise do aspecto financeiro da empresa, tanto no que diz respeito ao movimento de investimentos e financiamentos quanto relativamente à administração da empresa sob o ângulo de obter e aplicar compativelmente os recursos.

• Notas Explicativas

Objetivando o aprimoramento da qualidade e quantidade de informações que atendam as necessidades dos usuários das demonstrações contábeis em determinado momento, surgiram as notas explicativas, que são informações complementares às demonstrações contábeis, representando parte integrante das mesmas.

• Fluxo de Caixa

Apesar de não ser um relatório obrigatório, a Demonstração de Fluxo de Caixa tem sido considerado por muitos como um dos mais importantes instrumentos de analise financeira das empresas, e faz com que se torne junto aos relatórios contábeis a base para o processo decisório.

 Resolução 1282/10 do CFC de 28/05/2010

No dia 28 de maio de 2010 houve uma atualização na Resolução CFC 750/93

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com