TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Intervenientes Na Capacidade De Inovação Das Empresas: O Caso Do Cluster Têxtil De Blumenau - SC

Monografias: Variáveis Intervenientes Na Capacidade De Inovação Das Empresas: O Caso Do Cluster Têxtil De Blumenau - SC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista que a inovação é elemento de destaque na economia atual, as empresas têm se preocupado com este fator, que requer investimento e estratégias.

Visando o desenvolvimento socioeconômico, políticas públicas relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação apoiam as atividades necessárias para gerar Inovação.

O que se vê na prática, são resultados insatisfatórios posto que, a taxa de inovação da indústria nacional possui um número não tão relevante e ainda grande parte desse número refere-se à inovação dentro da empresa, e não para o mercado.

Segundo os autores, o artigo em questão visa estudar as variáveis que influenciam a capacidade de uma empresa em inovar. Essas variáveis foram divididas de duas formas:

-Lógica estratégica que fundamenta as decisões da empresa – convencional ou inovação de valor (segundo Kim, 2004)

-Estrutura e investimentos destinados à inovação na empresa.

No que tange a metodologia, a pesquisa é focada principalmente nas empresas do setor têxtil de Blumenau-SC. Muito embora esse setor seja considerado um Arranjo Produtivo Local, indicadores mostram a queda na rentabilidade do setor, nas exportações e nos níveis de emprego.

Elaborou-se um plano amostral, categorizando as empresas como Grandes, Médias ou Pequenas. Esse plano amostral fez uso da Amostragem Probabilística O método da entrevista estruturada foi adotado como instrumento de coleta de dados.

Os objetivos propostos e as variáveis norteadoras foram, no princípio, o mapeamento das estratégias formuladas pelas empresas para inovação, em seguida, realizou-se a investigação da estrutura de P&D da empresa e os investimentos para inovação, chegando concluindo a respeito do retorno obtido pelas empresas com a inovação.

Segundo os autores, as entrevistas foram realizadas ao longo do segundo semestre de 2006, com encerramento em novembro daquele ano.

A estratégia agrega valor à empresa frente a seus stakholders, ou seja, planejar-se estrategicamente gera vantagem competitiva.

Em relação à demonstração dos resultados, levou-se em consideração os diferentes portes das empresas e constatou-se que identificar os desejos e necessidades explícitas dos clientes é o principal parâmetro. Em seguida, vem a análise das oportunidades e ameaças do atual ambiente de negócios e, depois, a avaliação da satisfação de seus clientes em relação às estratégias passadas.

Por fim, os autores sugerem que as discussões acerca da viabilização das estratégias e práticas de gestão continuem avançando, para diminuir as variáveis intervenientes na implementação de estratégias de inovação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com