TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis ​​de controle

Tese: Variáveis ​​de controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar informações relevantes sobre teorias da administração, levando em conta suas origens e importantes integrantes de sua evolução, como também as escolas de administração.

1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

A palavra administrar tem sua origem no latim, e seu significado original implica subordinação e serviço: ad, direção para, tendência; minister, comparativo de inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação, significando subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, aquele que presta serviço a outro.

A administração é o veículo que leva ao objetivo com êxito, na qual a organização consegue chegar aos resultados esperados.

De acordo com o livro Teoria Geral da Administração, a Administração é uma maneira de governar organizações ou partes delas. É um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos, de maneira eficiente e eficaz, quanto as suas variáveis.

2 VARIÁVEIS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Ênfase nas tarefas

É foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. Neste modelo o importante é que as tarefas sejam cumpridas dentro de prazos estabelecidos.

2.2 Ênfase nas estruturas

É o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

2.3 Ênfase nas pessoas

É o foco das teorias que consideram a administração uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

2.4 Ênfase na tecnologia

É o foco das teorias que consideram a administraçãouma ciência que cuida da aplicação bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

2.5 Ênfase no ambiente

É o foco das teorias que consideram a administração uma ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

3 A ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO (1900-1950)

Os integrantes da escola clássica criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX.

3.1 Nomes importantes das escolas de Administração

3.1.1 Frederick Wislow Taylor

Tinha como objetivo criar mais com menos matéria prima, colocar cada trabalhador em sua área, o que se sabe fazer aonde fazer. Se o trabalhador sabe bater prego, era colocado nessa área de bater pregos. Com isso, acabaria a mão de obra desqualificada, cada trabalhador com sua qualificação no seu lugar, não se chamava mais pessoas paraum determinado cargo, mas sim quem estava qualificado para ocupá-lo.

3.1.2 Henry Ford

Tinha como objetivo a padronização do seu produto, fazendo da mesma cor e modelo, assim economizando na mão de obra. Ele usava até mesmo os fornecedores como economia, reutilizando as embalagens das mercadorias que lhe foram entregues.

3.1.3 Henry Fayol

Ele ensinava como deveria funcionar uma empresa como os seus dirigentes deveriam trabalhar e quais eram as funções de cada um.

3.1.4 Max Weber

Organizações e burocracia. Ele era o mais burocrático.

4 ESCOLA NEOCLÁSSICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com