TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Via Permanente

Monografias: Via Permanente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  2.788 Palavras (12 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi resgatado do Antigo Manual de Estrada de Ferro, editado pela Rede Ferroviária Federal em junho de 1950. O mesmo fazia parte do Curso de Formação de Monitores de Via Permanente e que também era parte integrante dos estudos de Técnicos e Engenheiros de Via Permanente egressos dos bancos de escolas, visto que desde aquela época não se encontrava com facilidade publicações ou informações práticas dos serviços de manutenção de Via Permanente. Para tanto, anualmente todo profissional admitido, bem como todo trabalhador zeloso de Via Permanente recebia uma série de manuais, livros, compêndios, etc. Esta prática tinha o objetivo de ampliar o conhecimento de seus profissionais, visando a sua especialização. E isto ocorreu daquela época até a privatização ocorrida em 1996.

A Companhia Vale do Rio Doce, no ano em que completa sessenta anos de existência, através da Gerência de Via Permanente da Estrada de Ferro Carajás, ao resgatar o Antigo Manual, acredita que o mesmo, com uma linguagem bastante simples pode servir de base para os futuros profissionais interessados em conhecer os serviços de Via Permanente.

William Jacob de Sousa Martins 717066

Esinaldo Dominices Baia Junior 886481

É um sistema de transporte sobre trilhos constituído de instalações fixas, linha férrea, material rodante e tudo o mais necessário para a condução segura e eficiente de passageiros e cargas.

1. O que se denomina Via Férrea?

Denomina-se Via Férrea a duas linhas ou fiadas de trilhos assentados e fixados paralelamente sobre dormentes, de acordo com a bitola, que formam a superfície de rolamento da via.

2. De quantas partes se compõe a Via Férrea?

Duas. Superestrutura e infra-estrutura

3. Do que se compõe a Superestrutura?

A superestrutura é a parte superior da estrutura da Via Férrea e se compõe dos trilhos, talas, parafusos, porcas, arruelas, selas ou placas de apoio, pregos de linha, tirefonds, grampos elásticos, retensores, amv´s, dormentes e lastro, dependendo do tipo de via férrea.

4. Do que se compõe a Infra-estrutura?

A infra-estrutura que suporta a superestrutura se compõe de plataforma ou grade (greide), banquetas e valetas, obras de arte, podendo ser em corte, aterro ou secção mista.

É o departamento que cuida da conservação da Via Permanente da Estrada de Ferro, dando as normas a serem seguidas, organiza o quadro de pessoal necessário, faz os estudos e a supervisão de todos os serviços em projetos ou em andamento em qualquer setor da Via Permanente.

1. O que é Residência ou Regional?

É um trecho de linha férrea com extensão variável, conforme as condições técnicas do traçado e a intensidade do tráfego, superintendido pelo Engenheiro Residente.

2. Quem fica subordinado ao Engenheiro Residente?

Além do pessoal do escritório ficam subordinados os Mestres de Linha, os Técnicos de Via Permanente de Super e de Infra-estrutura.

3. Como são divididas as Regionais?

São divididas em secções a cargo dos Mestres de Linha e estas são divididas em turmas a cargos dos feitores (técnicos que supervisionam as turmas de manutenção).

4. Quais os serviços das Regionais?

São de três tipos: normais, extraordinários e novos.

NORMAIS – São serviços de rotina, como serviços de escritório, distribuição de pessoal pelos vários afazeres, verificação e providências sobre materiais e ferramentas, fiscalização e vistoria em geral.

EXTRAORDINÁRIOS – São os que provêm de circunstâncias imprevistas ou necessidades anormais e de caráter urgente, como acidentes de linha ou em qualquer próprio do estado.

NOVOS – São os que só podem ser executados por ordem da Chefia do Departamento da Conservação da Linha, tais como: Construção, reconstrução, modificação no traçado da linha ou de pátios.

1. Afrouxamento dos Dispositivos de Fixação

Os dispositivos de fixação se afrouxam pela trepidação, pelo mau aperto dos parafusos, pelo mau estado dos dormentes e pelo falseamento do lastro.

2. Inutilização dos Materiais por Desgaste

O desgaste dos materiais é uma avaria natural, devido ao uso e tempo, mas há necessidade de ser constantemente observado, a fim de serem substituídos dentro dos limites de sua resistência.

3. Quebra de Materiais

A quebra de materiais se dá em geral, por má disposição dos dormentes, falseamento do lastro, choques motivados por descarrilamento e às vezes por contração dos materiais de aço principalmente na época de baixas temperaturas.

4. Dispersão ou Desmonte do Lastro

A dispersão ou desmonte do lastro se deve geralmente a imperfeições na sua colocação, ou por acidentes na linha.

5. Atolamento e Decomposição do Lastro

O atolamento e a decomposição do lastro é ocasionado em geral, pelo alagamento do leito, com mais freqüência nos trechos de linha em nível e nos balanços, por deficiência do sistema de drenagem das águas de infra-estrutura.

6. Desnivelamento de Linha

O desnivelamento da linha é causado pelo falseamento do lastro ou por sua descompressão, em virtude da infiltração de água na infra-estrutura.

7. Abertura de Bitola

A abertura de bitola é causada pela má pregação dos trilhos aos dormentes ou por falta de resistência destes, nos pontos de fixação.

8. Fuga lateral da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com