TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Economica

Artigo: Viabilidade Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo em que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso.

A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionadas intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado à fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Visando atender a esse público a Fênix Photos e Cia pretende investir em um novo equipamento de impressão de fotos para captar e manter seus clientes, oferecendo produtos e serviços que supram as necessidades de seus clientes mediante ao avanço da tecnologia de telefonia móvel.

1. Definições

1.1. Juros

Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

1.1.1. Juros Simples

No regime dos juros simples, a taxa de juros é aplicada sobre o principal (valor emprestado) de forma linear, ou seja, não considera que o saldo da dívida aumenta ou diminui conforme o passar do tempo. A fórmula de juros simples pode ser escrita da seguinte maneira:

1.1.2. Juros Compostos

No regime de juros compostos, os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Nesse caso, o valor da dívida é sempre corrigida e a taxa de juros é calculada sobre esse valor. A fórmula de juros compostos pode ser escrita da seguinte maneira:

1.2. Demonstrações Contábeis

As demonstrações têm como objetivo expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão.

Os elementos das demonstrações contábeis são assim conceituados:

• Ativo: entende-se como bens e direitos;

• Passivo: entende-se como obrigações e deveres;

• Patrimônio líquido: entende-se como capital dos sócios..

1.3. Balanço Patrimonial

É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial de uma entidade numa determinada data. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativo e passivo.

1.4. Índice de Liquidez

Os índices de liquidez visam indicar a capacidade da empresa de pagar suas dívidas, a partir da comparação entre os direitos realizáveis e as exigibilidades.

1.4.1. Liquidez Imediata

Pode-se constatar que a liquidez imediata relata a quantia que a empresa dispõe para pagar suas dívidas de curto prazo.

Fórmula: Disponibilidades / PC = Índice de Liquidez Imediata

1.4.2. Liquidez Corrente

Relaciona quanto que a empresa tem disponível e quanto que ela pode converter para pagar suas dívidas a curto prazo.

Fórmula: AC / PC = Índice de Liquidez Corrente

1.4.3. Liquidez Seca

Serve para verificar a tendência financeira da empresa em cumprir, ou não, com as suas obrigações a curto prazo, mas desconsiderando os seus estoques.

Fórmula: (AC - Estoques) / PC = Índice de Liquidez Seca

1.4.4. Liquidez Geral

Esse índice aponta quanto à empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e longo prazo.

Fórmula: (AC + ARLP) / (PC + PNC) = Índice de Liquidez Geral

AC = Ativo Circulante

ARLP = Ativo Realizável a Longo Prazo

PC = Passivo Circulante

PNC = Passivo Não Circulante = Passivo Exigível a Longo Prazo = PELP

PC + PNC = Passivo Exigível

PC + PELP = Passivo Exigível

1.5. Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é uma conta patrimonial responsável pelo registro dos bens destinados a manutenção das atividades econômicas da entidade. É composta de bens como: máquinas, equipamentos, terrenos, prédios, edificações, veículos e outros. Pertence ao grupo do Ativo não circulante, subgrupo ativo permanente e tem sua natureza devedora.

1.6. Alavancagem Financeira

Alavancagem é o termo geral para qualquer técnica aplicada para multiplicar a rentabilidade por meio de endividamento. O incremento proporcionado através da alavancagem também aumenta os riscos da operação e a exposição à insolvência.

Portanto, só existe alavancagem financeira se a empresa possuir capital de terceiros em sua estrutura de capital.

A alavancagem financeira é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. Os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos para uma empresa quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria a uma empresa captar recursos a longo prazo, se estes fizessem com que o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse à sua posição anterior à da captação. Alavancagem financeira é isso: a "alavanca"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com