TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viabilidade Ergonomica

Ensaios: Viabilidade Ergonomica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 6

1. Introdução

“A ergonomia é a disciplina que visa a compreensão fundamental das interações entre os seres humanos e os outros componentes de um sistema, e a profissão que aplica princípios teóricos, dados e métodos com o objetivo de otimizar o bem estar das pessoas e o desempenho global dos sistemas” (IEA, 2000).

“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Definição de ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO).

A Ergonomia é considerada por alguns autores como ciência, enquanto geradora de conhecimentos. Outros autores a enquadram como tecnologia, por seu caráter aplicativo, de transformação. Apesar das divergências conceituais, alguns aspectos são comuns as várias definições existentes:

• A aplicação dos estudos ergonômicos;

• A natureza multidisciplinar, o uso de conhecimentos de várias disciplinas;

• O fundamento nas ciências;

• O objeto: a concepção do trabalho.

De acordo com o site www.ergonomianotrabalho.com.br o desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado segundo quatro níveis de exigências:

• Tecnológicas: técnicas de produção;

• Econômicas: qualidade e custo de produção;

• Sociais: melhorias das condições de trabalho;

• Organizacionais: gestão participativa

Ainda segundo o mesmo site as abordagens da ergonomia podem ser:

• Quanto a abrangência: ergonomia do posto de trabalho e ergonomia de sistemas de produção;

• Quanto a contribuição: ergonomia de concepção, ergonomia de correção, ergonomia de arranjo físico e ergonomia de conscientização;

• Quanto a interdisciplinaridade: médico de trabalho, psicólogo, engenheiro, desenhista industrial, enfermeiro do trabalho, engenheiro/técnico de segurança, programação de produção, administrador e comprador.

Tendo isso como princípio e as abordagens práticas da ergonomia que são classificadas em três áreas de especializações de acordo com o IEA (2000), sendo elas a área física, cognitiva e organizacional optamos por analisar a recepção de uma academia local com o objetivo de sugerir possíveis mudanças para melhorias do posto de trabalho.

2. Procedimentos Metodológicos

Do ponto de vista da natureza da pesquisa podemos classifica-la como aplicada pois, de acordo com Silva e Menezes (2001)” a pesquisa Aplicada objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais”. Quanto a abordagem do problema podemos defini-la como pesquisa qualitativa pois Silva e Menezes (2001) “considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo in- dissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Com relação aos objetivos da pesquisa, classificamos como exploratória pois segundo a definição de Gil, (1991) a mesma “visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Envolve levantamento bibliográfico; entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

Quanto aos procedimentos técnicos definimos a nossa pesquisa quanto bibliográfica, pesquisa - ação e estudo de caso por se enquadrarem dentro dos procedimentos aplicados no estudo e da definição de (Gil, 1991), elas são

• Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de mate- rial já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.

• Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento.

• Pesquisa-Ação: quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo

Tendo definido os procedimentos optamos por aplicar um questionário com os funcionários que utilizam o posto de trabalho e fizemos uma análise observatória e técnica com base nos referenciais teóricos pesquisados para a elaboração do conteúdo do trabalho. A análise do contexto de produção e da tarefa foram feitas, sobretudo por meio das ações executadas pelas(os) recepcionistas em várias situações reais de trabalho. Tais observações distribuíram-se em vários dias com um mesmo recepcionista e com vários recepcionistas simultaneamente nos seus respectivos plantões de trabalho.

3. Avaliações do Ambiente de Trabalho

Para as avaliações dos dados coletados e observados, utilizamos como base as NRs:

• NBR 10152: fixa os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico em ambientes diversos.

• NR 17: visa estabelecer parâmetros que nos permitem adaptar as condições de trabalho as necessidades psicofisiológicas dos trabalhadores

• NR 15: tem como foco principal adequar as condições ambientais (luminosidade, térmico, acústico e vibratório) ao trabalhado e a natureza da atividade desenvolvida.

Levando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com