TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida E Morte, Introduçao Ao Direito

Artigos Científicos: Vida E Morte, Introduçao Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 2

A vida, A morte, A Liberdade, A Igualdade.

A questão sobre a vida e a morte é um conceito tradicionalmente ligado à religião, perguntas frequentes como ‘‘para onde vamos após a morte’’ ou ainda ‘‘existe vida após a morte’’ é um assunto que a humanidade sempre indagou e debateu sobre a origem da vida e cada religião tem sua predefinição sobre o tema.

A morte é um mundo desconhecido e não compreensível ao homem, a morte palavra que dissemina temos entra a sociedade, algo tenebroso e ate ritualismo em algumas religiões. Ao abordarmos as implicações legais da morte, é imprescindível que reflitamos o inicio da vida.

A duração da vida é mais importante. É durante a vida que a sociedade indaga, reflete e se organiza. Cria-se os direitos e obrigações e o homem passa ter uma personalidade, uma natureza ou um atributo artificial jurídico que dura ate sua morte.

Quanto ao debate no STF, a CNBB argumentou que a discriminação ou legalização do aborto seria algo que somente seria competência do Congresso Nacional, tendo em vista que somente tal autarquia tem competência para legislar a respeito da pratica do ato ilícito. O aborto é tema amplamente discutido na sociedade com seus atores religiosos e cientistas, cada lado com seu ponto de vista mas, cenissono na afirmação que o aborto seria uma morte provocada.

O STF argumentou sobre a expectativa de vida de um anencéfalo, e se o ser humano nascesse sem cérebro ou anencefalo? O feto poderia adquirir uma personalidade jurídica e com isso, não teria que se submeter aos direitos e obrigações determinados pela sociedade. Se não houver se quer expectativa de vida, não poderíamos enquadra o tema em crime de aborto, portanto, se não há vida não temos motivos de discutir o fato de tê-la tirado, segundo o relator Marcio Aurélio Mello ‘‘o anencéfalo jamais se tornará uma pessoa. Em síntese, não se cuida de vida em potencial, mas de morte segura’’.

Quanto a preservação da vida, a vertente religiosa proclama o direito divino á vida mas, o Estado de Direito é que decide sobre esse ato ilícito colocando regras na aplicabilidade desta morte provocada. Podemos concluir que o STF buscou em sua decisão a preservação da gestante, partindo da premissa de que não somente fisicamente, como também psicologicamente as mulheres sofrem um alto impacto quando se veem em tal cenário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com