TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vidrarias De Laboratorio

Ensaios: Vidrarias De Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  5.708 Visualizações

Página 1 de 5

1-Balão de fundo chato: é utilizado no aquecimento ou armazenamento de líquidos.

2-Balão de fundo redondo:é para aquecimento de líquidos e reações com desprendimento gasoso.

3-Balão volumétrico:são balões utilizados no preparo de soluções.

4-Bastão de Vidro: é um bastão maciço de vidro. Serve para agitar e facilitar as dissoluções, mantendo as massas liquidas em constante movimento. Também auxilia na filtração.

5-Béquer: recipiente em formato de copo fabricado em geral com vidro de alta resistência em dois modelos o Griffin ou Berzelius. Existem copos de béquer confeccionados em PMP ou PPP mais apropriados para trabalhos em campo.

6-Bureta: tubo de vidro calibrado que serve para o escoamento de soluções padrão, utilizadas em titulações.

7-Condensador: condensar vapores de líquidos aquecidos.

8-

9-Dessecador: usado para resfriamento de substancias em atmosfera contendo baixo teor de umidade.

10-Erlenmeyer: utilizado principalmente em titulações.

11- Kitassato: utilizado em conjunto com o funil de Buchner em filtrações a vácuo

12- Frasco lavador de gases: utilizado para purificação de um gás. O gás passa através da substância dessecadora (geralmente água) para eliminar contaminantes que podem ser arrastados por ele

13- Funil de Buchner: o funil de Büchner é uma peça de laboratório em porcelana, vidro ou plástico, utilizado em filtrações sob pressão reduzida. No topo, apresenta uma zona cilíndrica com uma base perfurada que permite, em conjunto com um filtro, normalmente de papel, reter o sólido durante o processo de filtração.

14- Funil de separação: utilizado na separação de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido, deixa-se decantar a mistura; a seguir abre-se a torneira deixando escoar a fase mais densa.

15- Funil de haste longa: confeccionado em vidro, é utilizado na retenção de partículas sólidas, além da filtração. Mesmo sendo uma vidraria de laboratório, o funil de haste longa não deve ser aquecido.

16- Pérolas de vidro: as pérolas de vidro são utilizadas para não haver uma ebulição tumultuosa. Com o aquecimento da solução, o ar retido nas paredes das pérolas vão se soltando e a solução é aquecida por igual.

17- Pipeta graduada: possui graduações ao longo de seu corpo, possibilitando a sucção de variadas quantidades de líquido. São utilizadas para medir pequenos volumes.

18- Pipeta volumétrica: com esse modelo é possível transportar apenas uma determinada quantidade de volume, o que caracteriza precisão maior na medida.

19- Proveta: serve para medir e transferir volumes variáveis de líquidos em grandes quantidades se necessário. Não tem precisão exata.

20- Estante para tubos de ensaio: é usada para suporte dos tubos de ensaio.

21-Vidro de relógio: sua função é pesar pequenas quantidades de substâncias, para evaporar pequenas quantidades de soluções e para cobrir béqueres e outros recipientes.

22- O agitador magnético com aquecimento: é um equipamento que, como o próprio nome indica, serve para agitar soluções em laboratórios químicos. E tem como sua principal função a manutenção da temperatura de amostras que devem ser misturadas ou diluídas a quente.

23 - Balança analítica de precisão: são as de uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas de determinação da quantidade absoluta ou relativa de um ou mais constituintes de uma amostra, usualmente apresentam o prato para colocação de amostras protegidas por portinholas de vidro corrediças, pois leves ou até imperceptíveis correntes de ar podem levar instabilidade ao valor lido, ou até induzir a um grande erro de leitura.

24- Banho-maria: é um método científico utilizado tanto em laboratórios químicos e na indústria (culinária, farmacêutica, cosmética, conservas, etc.) para aquecer lenta e uniformemente qualquer substância líquida ou sólida num recipiente, submergindo-o noutro, onde existe água a ferver ou quase.

25- Bomba de vácuo: é um equipamento de laboratório cujo uso é destinado à produção de vácuo ou redução adicional da pressão de um vácuo já existente e é indicada para aplicações em laboratórios clínicos, industriais, químicos e bioquímicos, laboratórios de pesquisa e controle de qualidade, indústria farmacêutica, entre outras.

26- Centrifuga : é um aparelho que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga

27- Capela de exaustão: sua função é de proteção coletiva (EPC) em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde.

28- Chapa aquecedora: é um equipamento no qual possui uma plataforma aquecida confeccionada em aço ou vitrocerâmica, dependendo do modelo e aplicação desejada, tendo como função aquecer amostras de forma uniforme com temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com